Governo reforçará orçamento de suporte do ensino de japonês para crianças estrangeiras

A medida faz parte dos esforços do governo japonês para garantir que as crianças estrangeiras não percam oportunidades de aprendizado.

Segundo o ministério, muitas crianças estrangeiras estão fora da escola no Japão (ilustrativa/banco de imagens PM)

O governo reforçará o suporte para crianças estrangeiras com necessidade de educação em língua japonesa com uma planejada duplicação do orçamento como parte de esforços para garantir que elas não percam oportunidades de aprendizado, disse o Ministério da Educação na quinta-feira (3).

Publicidade

Baseado em uma pesquisa conduzida no ano passado, o ministério estima que mais de 19 mil de um total de 124 mil crianças estrangeiras em instituições de ensino do primário ou do ginásio no Japão não frequentam a escola de forma alguma, incluindo as internacionais.

Ele também descobriu que há crescente demanda para educação em língua japonesa em escolas públicas do primário e ginásio.

Ao contabilizar a falta de participação, o ministério disse que algumas crianças e responsáveis podem não ter comando suficiente da língua japonesa e o suporte varia entre governos locais, com a maioria enviando somente avisos em relação a matrículas em japonês.

O ministério separou um orçamento de cerca de ¥700 milhões (US$6,6 milhões) neste ano fiscal para medidas de suporte, o qual incluiu a cobertura de um terço dos custos de trabalho de tutores do idioma japonês e assistentes para fornecer orientações na língua nativa das crianças.

O ministério planeja solicitar uma duplicação do orçamento para o ano fiscal de 2021 a fim de atender as necessidades crescentes de governos locais.

Ele também criará materiais em vídeo multilíngues e realizará sessões de treinamento para professores em escolas públicas com o objetivo de possibilitar a admissão de mais crianças estrangeiras.

Ao contrário dos estudantes japoneses, os estrangeiros não estão sujeitos à educação compulsória.

O ministério, entretanto, pede às escolas públicas que garantam que crianças estrangeiras no Japão tenham as mesmas oportunidades educacionais que os estudantes locais.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Veja qual é a cidade mais poderosa do Japão pelo 3º ano consecutivo

Publicado em 4 de setembro de 2020, em Sociedade

Os impactos do surto do novo coronavírus não foram refletidos no ranking mais recente, de acordo com o instituto da Fundação Memorial Mori.

Bosque dos bambus em Arashiyama, Quioto (banco de imagens PM)

Quioto ficou no topo da lista de cidades japonesas poderosas pelo 3º ano consecutivo, de acordo com uma afiliada da grande promotora imobiliária Mori Building Co.

Publicidade

Osaka subiu da 2ª para a 3ª posição, ultrapassando Fukuoka, que foi para o terceiro lugar, de acordo com o ranking de “cidades poderosas” 2020 compilado pelo Instituto para Estratégias Urbanas da Fundação Memorial Mori.

Os 23 distritos especiais de Tóquio densamente povoados não foram cobertos pela lista, anunciada na quinta-feira (3), mas foram classificados separadamente.

Um total de 109 grandes cidades foi classificado por 83 indicadores em seis categorias – economia e negócios, pesquisa e desenvolvimento, interação cultural, vida diária e habitabilidade, ambiente e acessibilidade.

Quioto recebeu as pontuações mais altas entre as cidades levantadas nas categorias de cultura e pesquisa, enquanto Osaka, que tem uma economia forte, viu sua pontuação total aumentar graças a melhorias na habitabilidade. Ambas as cidades ficam no oeste do Japão.

Fukuoka, no sudoeste do arquipélago, teve altas pontuações em economia e acessibilidade.

Os impactos do surto do novo coronavírus não foram refletidos no ranking mais recente, de acordo com o instituto.

As 10 primeiras da lista são:

  1. Quioto (Quioto)
  2. Osaka (Osaka)
  3. Fukuoka (Fukuoka)
  4. Yokohama (Kanagawa)
  5. Nagoia (Aichi)
  6. Kobe (Hyogo)
  7. Sendai (Miyagi)
  8. Kanazawa (Ishikawa)
  9. Sapporo (Hokkaido)
  10. Matsumoto (Nagano)
Fonte: Nippon, Mori Foundation

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!