O comitê organizador das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio diz que cerca de mil voluntários abandonaram suas funções desde comentários controversos sobre mulheres feitos pelo ex-chefe dos Jogos.
Muitos voluntários começaram a abandonar funções em 4 de fevereiro, o dia após Yoshiro Mori, ex-presidente do comitê, ter feito os comentários.
Segundo o comitê, 740 voluntários se retiraram desde 11 de fevereiro, quando foi revelado que Mori havia decidido renunciar. O número continuou a aumentar e chegou a cerca de mil até terça-feira (23).
Eles estavam entre os 80 mil voluntários “Field Cast” selecionados para oferecer suporte em locais de competição, na Vila dos Atletas e outras instalações relacionadas aos Jogos.
O comitê disse que algumas pessoas haviam mudado suas decisões e se ofereceram novamente como voluntários novamente e suas ofertas serão aceitas.
O porta-voz do comitê, Masanori Takaya, disse que lamenta pelo fato de alguns voluntários terem abandonado suas funções. Ele também manifestou sua gratidão a muitos outros que decidiram não desistir.
Takaya descartou a possibilidade de que a saída de voluntários afetará a operação dos Jogos.
Fonte: NHK