A fabricante de equipamentos de precisão Shimadzu começou a vender na segunda-feira (8) kits de testes que podem detectar coronavírus em superfícies inanimadas, incluindo maçanetas, torneiras e computadores, pela primeira vez no mundo.
A companhia disse que espera oferecer o novo kit, que pode identificar o vírus em cerca de 100 minutos, a instalações médicas e empresas que fornecem serviços de testagem incluindo asilos e fabricantes de comida.
Usuários do kit esfregam a superfície de um objeto usando um cotonete e o colocam em um frasco com solução salina. Após tirar o cotonete do frasco, reagentes de teste são aplicados e o vírus pode então ser detectado usando um dispositivo de testagem PCR (reação em cadeia da polimerase), de acordo com a companhia.
Cada kit pode conduzir 100 testes e custa ¥302.500 (US$2.800). A companhia, sediada na província de Quioto, disse que visa vender mil kits de teste anualmente.
“Com a adição desse kit de teste, queremos oferecer maneiras de prevenir infecções de forma abrangente”, disse um oficial da companhia. A Shimadzu já introduziu um kit de teste usado para detectar o vírus a partir da saliva.
Transmissão por superfície é considerada uma das maneiras do vírus se espalhar de pessoa para pessoa.
De acordo com um estudo feito pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA, o vírus sobrevive até 72 horas sobre o plástico, 48 horas sobre aço inoxidável e 24 horas em papelão.
Fonte: News and Culture