O templo budista Daigo-ji e a startup de exploração espacial Terra Space anunciaram na segunda-feira (1º) que estão desenvolvendo um “templo espacial”. A Terra Space explica que o satélite com previsão de lançamento em 2023 será também um “templo budista”.
O templo espacial recebeu o nome de “Joten-in Goun-ji” (浄天院劫蘊寺). O Daigo-ji explica que há a necessidade de um templo budista que represente a paz e segurança de um ponto de vista que ultrapasse fronteiras físicas entre países. Os kanjis “Go” (劫) e “Un” (蘊) estão presentes na literatura budista, e simbolizam o passar do tempo e os elementos que formam a existência humana.
O satélite terá um templo principal, mandalas e outros símbolos budistas para que qualquer pessoa na Terra possa fazer as orações. No dia 8 deste mês, o Daigo-ji fará um “memorial espacial” para pedir a paz e segurança do espaço através de uma transmissão ao vivo no Youtube.
O templo espacial será “construído” em uma órbita de 400 a 500km da Terra. O satélite será lançado para transmitir ondas de rádio à propriedades culturais em áreas montanhosas. Metade das funções do satélite serão atribuídas ao templo espacial, enquanto o restante será de um satélite “comum”.
A Terra Space disse que o satélite dará uma volta completa na Terra em cerca de 1 hora e meia para “cobrir todas as regiões”. A startup disse que será possível verificar a localização atual do templo por aplicativo para celular.
No simpósio “Espaço visto pelo turismo” feito no dia 24 de janeiro em transmissão no Youtube, o diretor geral do Daigo-ji, Ju’ei Nakada, comenta: “Está é a geração em que a humanidade está se espalhando pelo espaço, então não seria necessário um local para acalentar a alma?”.
Fonte: IT Media e Kyoto Shimbum