Empresa japonesa contratará pessoas acima de 80 anos com escassez de mão de obra

Publicado em 14 de outubro de 2021, em Sociedade

A rede de lojas de eletrônicos Nojima removeu um limite de idade de emprego de 80 anos, com início neste mês.

Nojima admitirá pessoas com mais de 80 anos para trabalho (FNN)

Companhias japonesas estão cada vez mais dependendo de pessoas que passam da idade de aposentadoria para preencher vagas de emprego em um mercado apertado, com uma varejista removendo seu limite de idade de trabalho.

Publicidade

A rede de lojas de eletrônicos Nojima removeu um limite de idade de emprego de 80 anos, com início neste mês. A companhia pretende até contratar novos funcionários acima dessa idade.

A medida sinaliza o quão escasso está o mercado de trabalho quando a economia japonesa tenta se recuperar da pandemia de coronavírus.

Neste ano, o fabricante de zíperes YKK Group eliminou sua idade de aposentadoria em um esforço para manter funcionários.

Dos 3 mil funcionários da Nojima que trabalham em tempo integral, cerca de 10 têm 75 anos ou mais. Agora, a companhia também contratará novos funcionários com mais de 80 anos.

Os funcionários idosos terão um salário de 120 mil ienes por mês para 5 horas de trabalho por dia, 4 vezes na semana. Contratos de trabalho existentes serão estendidos se os funcionários estiverem saudáveis e não tiverem objeções.

O Japão está enfrentando um grave problema com mão de obra. De acordo com uma estimativa de 2017 feita pelo Instituto Nacional de População e Pesquisa de Segurança Social, a população em idade ativa do país, ou aqueles entre 15 a 64 anos, diminuirá para 59,78 milhões em 2040, marcando uma queda de 17,5 milhões em relação a 2015.

Fonte: Asia Nikkei

Palavras-chave neste artigo

Vamos Comentar?

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - Japão
Info para brasileiros de Mie-ken