Empresa japonesa contratará pessoas acima de 80 anos com escassez de mão de obra

A rede de lojas de eletrônicos Nojima removeu um limite de idade de emprego de 80 anos, com início neste mês.

Nojima admitirá pessoas com mais de 80 anos para trabalho (FNN)

Companhias japonesas estão cada vez mais dependendo de pessoas que passam da idade de aposentadoria para preencher vagas de emprego em um mercado apertado, com uma varejista removendo seu limite de idade de trabalho.

Publicidade

A rede de lojas de eletrônicos Nojima removeu um limite de idade de emprego de 80 anos, com início neste mês. A companhia pretende até contratar novos funcionários acima dessa idade.

A medida sinaliza o quão escasso está o mercado de trabalho quando a economia japonesa tenta se recuperar da pandemia de coronavírus.

Neste ano, o fabricante de zíperes YKK Group eliminou sua idade de aposentadoria em um esforço para manter funcionários.

Dos 3 mil funcionários da Nojima que trabalham em tempo integral, cerca de 10 têm 75 anos ou mais. Agora, a companhia também contratará novos funcionários com mais de 80 anos.

Os funcionários idosos terão um salário de 120 mil ienes por mês para 5 horas de trabalho por dia, 4 vezes na semana. Contratos de trabalho existentes serão estendidos se os funcionários estiverem saudáveis e não tiverem objeções.

O Japão está enfrentando um grave problema com mão de obra. De acordo com uma estimativa de 2017 feita pelo Instituto Nacional de População e Pesquisa de Segurança Social, a população em idade ativa do país, ou aqueles entre 15 a 64 anos, diminuirá para 59,78 milhões em 2040, marcando uma queda de 17,5 milhões em relação a 2015.

Fonte: Asia Nikkei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Homem mata várias pessoas em ataques com arco e flecha na Noruega

Publicado em 14 de outubro de 2021, em Notícias do Mundo

Ao menos 5 pessoas foram mortas e outras 2 ficaram feridas na Noruega, por um homem armado com arco e flecha.

Ilustrativa (banco de imagens)

Pelo menos 5 pessoas foram mortas e outras duas ficaram feridas em Konsberg, na Noruega, por um homem armado com arco e flecha, disse a polícia.

Publicidade

Øyvind Aas, chefe da polícia de Konsberg, que fica a cerca de 70Km ao sudoeste da capital Oslo, disse em uma coletiva de imprensa na noite de quarta-feira (13) que o agressor havia sido preso e “de acordo com nossas informações, é a única pessoa envolvida”.

Aas disse que houve um “confronto” entre oficiais e o agressor, mas ele não detalhou. Duas pessoas estavam na UTI, incluindo um policial fora de serviço.

O chefe da polícia se negou a comentar sobre reportagens de que um oficial da polícia havia sido atingido nas costas. Ele disse que os ataques aconteceram em uma “ampla área” da cidade e que várias cenas de crime foram envolvidas.

A primeira-ministra atuante, Erna Solberg, descreveu os relatos dos ataques como “horríveis” e disse que era muito cedo para especular o motivo que levou o homem a fazer isso.

O motivo que levou ao ataque ainda não está claro, disse Aas, mas a polícia não estava descartando terrorismo.

“Uma pessoa executou essas ações sozinha”, disse ele. “É natural considerar se é um ato de terrorismo, mas o homem ainda não foi questionado e é muito cedo para chegar a uma conclusão”.

A emissora pública norueguesa NRK disse que a polícia em Konsberg, um município de cerca de 28 mil pessoas, recebeu relatos por volta da 18h15 (hora local) de que um homem estava andando pelo centro da cidade com arco e flecha.

O ataque parece ter começado dentro ou perto de uma loja da rede Coop no centro da cidade onde houve várias fatalidades, divulgou a mídia norueguesa, citando funcionários do governo regional os quais disseram que detalhes “ainda estavam muito confusos”. Várias outras pessoas ficaram feridas em lojas diferentes no centro, de acordo com reportagens da mídia.


Fonte: The Guardian

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!