Como saber se após o terremoto vem o temido tsunami

Já se perguntou se está preparado para se prevenir contra um terremoto de grande magnitude? E se vier um tsunami, sabe para onde ir?

Tsunami de 2011 devastou Tohoku (Agência da Guarda Costeira)

A data de 5 de novembro no calendário é Dia de Prevenção ao Tsunami. Foi estabelecido para aprofundar a compreensão e o interesse nas contramedidas ao tsunami devido aos terríveis danos humanos e materiais causados ​​pelo Grande Terremoto do Leste do Japão há 10 anos.

Publicidade

Kenji Saito, residente na cidade de Ofunato (Iwate), gravou um vídeo assim que começou o tremor do terremoto em 11 de março de 2011. Quando passou um minuto, ouve-se na gravação “fujam, vai vir um tsunami. Desliguem a eletricidade e fujam pois o tsunami está chegando”. 

Assim, ele e seus funcionários buscaram um local para evacuação e o tsunami devastou a área, incluindo o prédio onde Saito estava.

Questionado sobre como sabia que um tsunami viria, ele disse “Foi a primeira vez que senti um terremoto tão grande. Acho que o tremor foi bem longo. Senti que estava tremendo por mais de um minuto e, se fosse um terremoto tão longo, um tsunami definitivamente viria, então pensei que todos deveriam fugir”, explicou.

Naquela ocasião, disse que  sentiu intuitivamente: “Entendi que com um terremoto tão forte e longo, resultaria em tsunami daquela magnitude”.

Especialista confirma 

Megaterremoto previsto para ocorrer a qualquer tempo (Gabinete do Gov.)

“É difícil dizer, imediatamente após um terremoto, se o sismo foi no mar ou na terra. No Grande Terremoto do Leste do Japão, ocorrido no mar, a duração do tremor durou mais de 2 minutos. Por outro lado, no Grande Terremoto Hanshin-Awaji, em 1995, terrestre, a duração do tremor foi de cerca de 15 segundos”, analisou o sismólogo. 

Um abalo sísmico com mais de 1 minuto de duração pode ser seguido de tsunami, por isso, a evacuação é importante”, explicou o sismólogo e professor Takashi Yokota, do Centro de Pesquisa de Prevenção de Desastres, do Instituto de Tecnologia de Aichi.  

Prevenção levada a sério

O Japão é um país onde ocorrem tremores sempre e há previsão de grandes terremotos, como os de Kanto e de Tokai (Nankai Trough), incluindo tsunami. 

Por isso, é importante que as casas sejam protegidas para evitar que as coisas caiam enquanto está dormindo e também ter uma mochila para que se possa fugir para um abrigo ou local de evacuação.

Caso queira saber o que deve conter nessa mochila, toque aqui para ler a matéria. Leia outras importantes:

Proteja seu bem mais importante que é a vida!

Fonte: Nagoya TV

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Outono: cuidado com picada de carrapato que pode matar

Publicado em 4 de novembro de 2021, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

Nessa estação do ano, quando as pessoas vão para o lazer outdoor, é preciso tomar cuidado com o carrapato, pois já tem um caso recente em Toyota.

Carrapato que causa infecção e pessoa infectada com erupções na pele (Wikimedia)

No outono as pessoas têm a tendência de saírem para passeios ao ar livre, como fazer caminhadas, montanhismo, acampamento e outros. Mas, nessa estação, é preciso tomar cuidado com os carrapatos que causam uma doença grave.

Publicidade

Em 29 de outubro deste ano, uma mulher na faixa dos 60 anos, entusiasta do montanhismo, foi picada por um inseto da família dos carrapatos, o ixodidae (madani em japonês). 

Ela teve uma infecção chamada de Rickettsia japonica, causa da febre maculosa japonesa, a qual pode levar o paciente à morte. Felizmente, no caso dessa montanhista, assim que apresentou sintomas foi ao médico e a infecção foi detectada logo, por isso, se salvou.

Sintomas

O diretor do Departamento de Biologia, Instituto Municipal de Saúde Pública de Aichi, Sato, explica: “É transmitida ao ser picada por um carrapato que tem um patógeno chamado rickettsia. Os sintomas como dor de cabeça, febre e erupção cutânea aparecem de 2 a 8 dias após a infecção”.

Quando o quadro se agrava pode levar à falência de múltiplos órgãos, por isso, é preciso ter cuidado.

Aumento de casos

Este ano a província de Aichi teve 4 casos de febre maculosa japonesa. O número vem aumentando em todo o país nos últimos anos, com 420 casos notificados no ano passado, o maior número de todos os tempos.

Até 17 de outubro deste ano foram confirmados 374 casos. Em outubro, foi relatada a morte de uma idosa, na faixa dos 80 anos, na província de Ehime.  

Como se prevenir

Redução da exposição da pele com os cuidados adequados (Tokai TV)

Os carrapatos causadores têm pico de atividade do verão ao outono, e habitam nas florestas, gramados, matos e campos. Ele pica animais selvagens e humanos para sugar o sangue.

“Se quiser evitar ser picado por carrapatos, use mangas compridas com a bainha da camiseta ou camisa dentro da calça. As bainhas das pernas das calças devem ser colocadas dentro das meias ou botas. Use luvas, chapéu e enrole uma toalha em volta do pescoço. É importante reduzir a exposição da pele”, recomenda Sato.

Ele também diz que os repelentes são eficientes. Caso seja picado, recomenda-se procurar um hospital imediatamente.

Fontes: Tokai TV e NIID

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão