Quioto tem o primeiro caso de ômicron, de infecção na comunidade

Primeiro caso em Quioto, o segundo na região Kansai. Em Okinawa foi confirmado mais um caso, em outra base.

Imagem ilustrativa de SARS-CoV-2 (Pixabay)

O governador da província de Quioto, Takatoshi Nishiwaki, informou na quinta-feira (23) que foi confirmado o primeiro caso de infecção pelo coronavírus com a variante ômicron, adquirida na comunidade.

Publicidade

A pessoa testada positiva é uma mulher, na faixa dos 20 anos, residente na província e sem histórico de viagem para o exterior, com sintomas leves. Não se sabe a rota da infecção.

Em Kansai, o governador de Osaka informou, no dia anterior, os primeiros casos, sendo que 3 pessoas são da mesma família, igualmente sem histórico de viagem para outros países.

Em Okinawa foi confirmado mais um caso, também na quinta-feira, de um japonês que trabalha em outra base americana, o Camp Schwab.

Esse foi o primeiro caso na base americana em Nago, pois os demais são de funcionários japoneses que trabalham no Camp Hansen, em Kin. Há preocupação sobre a disseminação da cepa ômicron em outras bases.

Fontes: MBS, FNN e Kyoto Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Como passar as festas natalinas e feriado de forma segura em relação à ômicron

Publicado em 23 de dezembro de 2021, em Sociedade

Com a aproximação das festas natalinas e do feriado de Ano Novo, o infectologista explica como se cuidar para evitar a infecção.

Imagem ilustrativa de brinde com champagne (PxHere)

A variante ômicron do novo coronavírus preocupa o governo e a população, porque propaga a uma velocidade sem precedentes.

Publicidade

O médico, infectologista e presidente do subcomitê governamental de prevenção à infecção, Shigeru Omi, realizou uma coletiva de imprensa na tarde de quinta-feira (23) para explicar sobre a importância dos cuidados no final e começo do ano

As pessoas se reúnem para festividades e também se movem para viajar no feriado de final e começo de ano, que parecia ser mais tranquilo do que o ano passado, mas o quadro mudou com a variante ômicron. 

Não é irmã ou prima da variante Delta”, disse Omi, explicando que a ômicron é como se fosse um outro coronavírus, de alta infectividade. Embora ainda não tenha dados científicos, alerta para o contágio na comunidade, como já ocorreu em Osaka, onde uma família de 3 pessoas testaram positivo.

Há dados de que os idosos, mesmo vacinados, se infectados pela ômicron correm o risco de ficarem em estado grave. Em relação às pessoas adultas jovens o quadro pode não se agravar. 

Recomendações

Médico Shigeru Omi na coletiva de imprensa, na tarde de quinta-feira (ANN)

A variante ômicron se propaga de forma muito rápida. Para evitar uma nova onda, causando tensão no sistema médico, e imobilizando as pessoas infectadas, Omi, faz recomendações importantes, embora tenha explicado que a população japonesa é cuidadosa. A máscara já é normal e tem alto nível de consciência em relação à saúde.

“Não vou dizer para quem já comprou as passagens ou já fez as reservas para cancelar a viagem. Mas, quem ainda não o fez, recomendo evitar viajar, seja para retorno à cidade natal ou para o lazer”, disse.

Em relação ao cotidiano, além do uso de máscara e da higienização das mãos, reitera que é importante continuar ventilando os ambientes e evitar aglomerações. Especialmente nas festas comemorativas, que sejam com número limitado de pessoas, na medida do possível e todos os cuidados básicos.

“Mas já fui vacinado, podem dizer as pessoas. Sim, a vacinação é importante, mas o tempo está passando e a imunidade vai caindo, por isso, é preciso se cuidar”, explica. 

Outro detalhe importante é fazer o teste PCR o mais rápido possível, mesmo com sintomas considerados leves.  

Para quem ainda não foi vacinado ou não pode se vacinar, recomenda realizar o teste PCR com frequência. 

O importante é ter em mente não infectar o próximo.

Fonte: ANN ao vivo

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!