Estagiário técnico vietnamita apanhou durante 2 anos na empresa

Continuou aguentando as surras calado para sustentar sua família e porque contraiu dívida para vir ao Japão, até que teve fratura em 3 costelas.

Um dos maus tratos em setembro de 2020 (Sindicato via Mainichi)

Um estagiário técnico vietnamita de 41 anos que trabalhava em uma empresa de construção na cidade de Okayama (província homônima), foi agredido repetidamente por vários funcionários japoneses. Chegou a sofrer um ferimento grave, com fratura de 3 costelas

Publicidade

Na segunda-feira (17), ele deu uma coletiva de imprensa, quando declarou “aguentei porque não queria incomodar minha família e outros estagiários. Desejo que sejam mais compassivos com os estrangeiros”.  

Ele entrou com uma ação judicial para que a empresa peça desculpas e também por uma indenização pelos maus tratos.

Maus-tratos começaram no mês seguinte ao se empregar

De acordo com o sindicato Fukuyama Union Tanpopo, de Fukuyama (Hiroshima), que o protegeu, ele veio ao Japão em outubro de 2019, deixando sua esposa e filha de 5 anos no Vietnã. Conseguiu uma vaga como estagiário técnico de tobi – aquele que trabalha em locais altos na construção civil – através de uma organização de Okayama, na cidade homônima.

No meio o vietnamita que deu coletiva de imprensa para explicar sobre as agressões (Mainichi)

A partir do mês seguinte, dezembro, começou a ser agredido pelos colegas japoneses, como levar chutes e apanhar, inclusive de vassoura

Empresa ordenou a mentir

Em maio de 2020, quando desmontavam um andaime, um deles lançou um tubo de ferro no seu rosto. Teve dentes quebrados e levou 4 pontos nos lábios. Em novembro levou um chute no peito, do instrutor, e teve 3 costelas fraturadas. Nessa ocasião, a empresa o ordenou a dizer que caiu da escada. 

O estagiário técnico enviou imagens gravadas para a organização que o apresentou para essa empresa, mas a resposta foi que não podia transferi-lo.

Então, conheceu um conterrâneo pelo Facebook, o qual lhe apresentou esse sindicato em Hiroshima. Depois de enviar as imagens, foi protegido em um abrigo.

Aguentou tudo por 2 anos

Nessa empresa havia outros 3 vietnamitas, os quais também sofriam de maus-tratos. 

O trabalhador vietnamita relatou que saiu do país com uma dívida de 1 milhão de ienes para vir ao Japão. “Se deixasse essa empresa para procurar outra, não teria como enviar o sustento para minha família, então aguentei as agressões por 2 anos”, relatou. 

Por outro lado, um representante da empresa declarou: “Como estamos em processo de negociação de acordo, gostaríamos de nos abster de comentar”.

Assista ao vídeo de algumas das agressões, com japoneses dando risada.

Fontes: ANN, FNN e Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Membro da yakuza morre pelo tiro na cabeça

Publicado em 18 de janeiro de 2022, em Crime

Uma pessoa que passava na rua ouviu som de disparo de arma de fogo e chamou a polícia.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!