Um hospital nos EUA rejeitou um paciente para transplante do coração em parte porque ele não estava vacinado contra a covid-19.
DJ Ferguson, de 31 anos, está em extrema necessidade por um novo coração, mas o Brigham and Women’s Hospital o tirou da lista de espera, disse seu pai, David.
Ele disse que a vacina contra covid-19 vai contra todos os seus “princípios básicos, ele não acredita nela”.
O hospital disse que estava seguindo sua política.
Uma porta-voz disse que o hospital exige “a vacina contra covid-19, e comportamentos de estilo de vida para candidatos a transplante a fim de criar a melhor chance para operação de sucesso e otimizar a sobrevivência do paciente após o transplante, visto que o sistema imune é drasticamente suprimido”.
A instituição de cuidados acrescentou que a maioria das 100 mil pessoas em listas de espera para transplante não passará por cirurgia dentro de 5 anos devido à escassez de órgãos disponíveis.
Ferguson está hospitalizado desde 26 de novembro de 2021 e ele sofre de uma doença do coração hereditária a qual faz com que seus pulmões se encham de sangue e fluidos, de acordo com a GoFundMe.
A organização de arrecadação de fundos disse que Ferguson tinha a preocupação de que ele poderia sofrer inflamação cardíaca – um efeito colateral em potencial da vacinação contra coronavírus que o Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA enfatiza ser rara e temporária – e que pode ser perigosa devido à fraqueza de seu coração.
Fonte: BBC