Página excluída do sistema

A página solicitada foi movida ou excluída

Desculpe, a página solicitada foi excluída do sistema... Por diversos motivos, alguns conteúdos são excluídos após algum tempo.

As seções principais do Portal Mie (clique para abrir):

- HOME - página inicial

- NOTÍCIAS DO JAPÃO E DO MUNDO

- EMPREGOS NO JAPÃO

- EVENTOS E FOTOS PORTAL MIE

- MAGAZINE PORTAL MIE

- AGENDA DE EVENTOS

Por favor utilize a busca do Portal Mie para encontrar outros itens com este mesmo tema.

Publicidade

+ lidas agora

> >

--

‘Stealth omicron’, a subvariante já foi encontrada no Japão e infecta 2 vezes mais

Publicado em 26 de janeiro de 2022, em Sociedade

A preocupante subvariante, causadora dos números elevadíssimos nos países europeus, já foi encontrada em mais de uma centena de testados positivo no Japão.

Imagem meramente ilustrativa: Pixabay

No Reino Unido a ômicron do tipo BA.1 é a que cresceu como prevalente no Reino Unido, mas já foi comprovada a existência do tipo BA.2, chamada de stealth omicron, o que traduzida ao pé da letra significa ômicron furtiva, encontrada em dezembro de 2021. 

Publicidade

A Agência de Saúde e Segurança do Reino Unido anunciou que iniciou investigação e análise. De acordo com a análise atual, a subvariante BA.2 infecta muito mais rápido que a BA.1.

Na Dinamarca a BA.2 já corresponde a 45% dos casos de infecção pelo coronavírus. Está aumentando de forma preocupante na Noruega, Suécia e Reino Unido. 

99% dos novos casos em Tóquio são ômicron e subvariante já encontrada no Japão

E essa stealth omicron já foi encontrada em 198 passageiros que chegaram do exterior, nos aeroportos do Japão, até 19 de janeiro. Esse número representa 11% dos casos dos aeroportos

Por isso, o Japão entrou na lista dos mais de 40 países do mundo onde ela já foi confirmada.

Já se sabe que a desenfreada ômicron no Japão (BA.1) é responsável por 99% dos casos de infecção em Tóquio, segundo os resultados dos testes de triagem (screening) realizados até segunda-feira (24). E foi muito rápida, desde 20 de dezembro quando foi descoberto o primeiro caso, cresceu até chegar aos 99% em apenas 6 semanas.

Teste PCR não detecta a BA.2

No entanto, para confirmar essa subvariante ômicron é preciso fazer um teste genético detalhado. A stealth omicron, ou a subvariante BA.2 do coronavírus, difere da cepa BA.1 – chamada de ômicron original – porque não possui uma mutação que possibilita a detecção da cepa inicial como ômicron em testes de PCR, de acordo com a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido.

De acordo com o professor associado Kei Sato, do Instituto de Ciências Médicas da Universidade de Tóquio, o único resultado através do teste PCR será positivo ou negativo, sem determinar se é da stealth omicron

Sétima onda poderá ser causada pela stealth omicron

Essa subvariante ômicron é duas vezes mais infecciosa do que a BA.1. Com a alta taxa de infectividade e com a necessidade de teste genético, existe a preocupação de que não sejam tomadas as medidas apropriadas para esse vírus e que se dissemine ainda mais.

Sato também aponta que “a sexta onda pode ser prolongada e poderá vir a sétima por causa da stealth omicron“. A gravidade da doença ainda não foi esclarecida, mas parece importante tomar medidas completas de controle de infecção sem relaxar, adverte o médico.

“A análise inicial não mostra diferenças nas hospitalizações para BA.2 em comparação com BA.1”, informou o Statens Serum Institut da Dinamarca, um centro de pesquisa de doenças infecciosas administrado pelo governo, em comunicado na semana passada. “Espera-se que as vacinas também tenham efeito contra doenças graves após a infecção por BA.2”, analisou.

Pandemia só terá fim com vacinação de 70% da população

Abordando a questão específica da covid-19, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da OMS-Organização Mundial da Saúde, alertou que as condições permanecem ideais para o surgimento de mais variantes. Disse que era perigoso para os países assumirem que a ômicron é a última variante ou que “estamos no final do jogo”.

“Existem diferentes cenários de como a pandemia pode se desenrolar e como a fase aguda pode terminar”, disse ele.

Insistiu que “podemos acabar com a covid-19 como uma emergência de saúde global, e podemos fazê-lo este ano”, desde que todos os países atinjam a meta da OMS de vacinar 70% da população até meados deste ano.  

Fontes: FNN, NHK, Fortune e The Guardian

 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!