O MHLW-Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar ainda não conhece os mecanismos das sequelas da covid, mas essas existem e são classificadas basicamente em 4 tipos.
O ministério recomenda às pessoas que testaram positivo para o coronavírus ou que suspeitam estar com covid para procurar um médico a fim de fazer um tratamento para que não tenham sequelas.
Em relação à variante ômicron, apesar do elevado número de pacientes, ainda se passou apenas cerca de um mês após o início dessa epidemia no Japão, portanto, não há dados suficientes para saber sobre os efeitos posteriores, como não há relatórios detalhados sobre a proporção de pessoas que desenvolvem sintomas ou a proporção de homens e mulheres.
Em uma clínica de otorrinolaringologia de Nagoia, foi feito um levantamento com os pacientes. Os 90% que procuraram o médico e fizeram exames de sangue e também tomografia para encontrar as áreas inflamadas se curaram com medicamentos.
Os 10% dos casos de infecção, das pessoas que não buscaram tratamento logo em seguida, apresentam sintomas e têm sequelas mesmo depois de 3 meses.
As sequelas são classificadas em:
- Distúrbio do paladar ou olfato
- Sintoma sistêmico, como fadiga
- Problemas respiratórios, como tosse e falta de ar
- Problema no sistema nervoso, como insônia e perda de memória
Para que não tenha sequelas, a recomendação é fazer o tratamento no início da covid-doença do coronavírus.
Fonte: Tokai TV