Gatos sabem o nome dos outros com quem convive

Esse experimento pioneiro sobre o aprendizado do idioma mostrou que os gatos sabem o nome dos seus companheiros e também identificam seu dono.

Imagem meramente ilustrativa (Wikimedia)

Um grupo de pesquisa das Universidades de Quioto e de Azabu realizou um experimento com gatos para explorar o quanto aprendem a linguagem humana, e o resultado foi que eles sabem os nomes dos bichanos que vivem na casa.

Publicidade

Para descobrir se os gatos entendem a linguagem humana, usaram o mesmo método de pesquisa psicológica em bebês humanos. Os resultados mostraram que ao fazerem ouvir o áudio da gravação do nome relacionado com a imagem, quando não havia relação os bichanos ficavam mais tempo olhando para a tela.  

O experimento foi realizado tomando como alvo 19 gatos de lares criados com 3 ou mais. Para cada um deles mostrava-se a imagem do colega com quem convive, na tela do dispositivo, e a voz humana falava o nome. Em um segundo olhava para a imagem, demonstrando que sabiam o nome do outro gato.  

Além disso, foi usado o mesmo método para verificar em relação ao seu dono. Embora não houvesse diferença clara, verificou-se que quanto maior o número de membros da família morando juntos e quanto maior o período de convívio, maior a probabilidade de saber do nome do dono.

Saho Takagi, pesquisadora da Universidade de Azabu, disse: “Fiz o experimento porque gosto de gatos. Este é o primeiro resultado da exploração sobre o aprendizado dos bichanos. Eles ouvem atentamente as palavras”.  

Explicou que há algumas pessoas que dizem que os gatos não se acostumam com o novo lar ou que não se apegam, mas “esse é um engano, pois eles prestam atenção ao que falam e ficam atentos ao conteúdo também. Isso ficou muito claro no processo desta pesquisa”, disse.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Rússia desloca mísseis em direção à fronteira com a Finlândia

Publicado em 17 de maio de 2022, em Notícias do Mundo

O Kremlin emitiu um alerta dizendo que planos da Finlândia e Suécia de se juntarem à Otan eram um ‘erro grave com consequências de longo alcance’.

Vídeo mostra deslocamento de mísseis em direção à fronteira com a Finlândia (Metro UK)

A Rússia começou a deslocar mísseis com capacidades nucleares em direção a sua fronteira com a Finlândia, horas após Moscou ter prometido não tolerar os planos de Helsinque de se juntar à Otan.

Publicidade

O Kremlin emitiu um alerta dizendo que planos da Finlândia e Suécia de se juntarem à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) eram um “erro grave com consequências de longo alcance”.

O vice-primeiro-ministro russo, Sergei Ryabkov, disse “Eles não deveriam se iludir achando que simplesmente vamos tolerar isso, e insistiu que “o nível geral de tensão militar aumentará”.

Na manhã de segunda-feira (16) um vídeo, o qual acredita-se ter sido filmado em uma estrada que leva a Vyborg, a cerca de 40Km da fronteira com a Finlândia, mostra a mobilização de mísseis móveis Iskander.

Acredita-se que 7 lançadores estejam em rota, de acordo com um comentário em um vídeo de uma dash cam transmitido pela mídia russa.

Pode-se ouvir uma pessoa dizendo, “Assim que o presidente da Finlândia disse que eles estavam se juntando à Otan, uma divisão toda de Iskanders estava sendo deslocada em direção a Vyborg.

“Parece que uma nova unidade militar está prestes a ser formada em Vyborg ou na região”.

As imagens surgem quando foi afirmado pela rede de TV estatal russa que Moscou poderia lançar armas nucleares em sua fronteira europeia se a Suécia e a Finlândia permitissem bases militares em seus territórios.

A Finlândia anunciou oficialmente no domingo (15) planos de se filiar à Otan, desafiando alertas da Rússia de que a medida seria encontrada com “medidas retaliatórias”.

Horas depois, o partido Social Democrata da Suécia abandonou sua oposição de 73 anos de se juntar à aliança, abrindo mão de décadas de não alinhamento militar após a invasão russa à Ucrânia.

Em resposta, o comentarista disse ao Rossiya One: “A razão oficial deles é medo, mas eles deveriam ter mais medo na Otan”.

A Suécia e a Finlândia enfrentam oposição da Turquia, a qual disse que não veria as solicitações para se juntar à aliança militar do Atlântico de forma favorável.

Qualquer decisão exigirá aprovação de todos os 30 países membros da aliança e seus parlamentos.

Fonte: Metro UK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!