Navio de pesquisa da China em águas japonesas pelo quarto dia consecutivo

A Guarda Costeira vem fazendo pedidos para suspender a pesquisa, mas tem sido ignorada.

Navio chinês (foto cedida pela Guarda Costeira)

Na manhã de terça-feira (7), por volta das 10h, foi confirmado uma vez mais que um navio de pesquisa marinha da China, o 東方紅3, continua na Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Japão, com alta possibilidade de ter lançado equipamentos de observação.

Publicidade

Segundo informações da 11.ª Sede Regional da Guarda Costeira do Japão, ele tem sido visto na costa da ilha e cidade de Ishigaki (Okinawa), por 4 dias consecutivos, desde sábado (4).

Embora a Guarda Costeira tenha pedido a suspensão do uso do equipamento de observação, através do rádio, foi ignorada. Foi lançado através de um guindaste e visto pela equipe de guarda.

A investigação sem consentimento prévio não é permitida. Como não houve solicitação do lado chinês o governo japonês está protestando através de canais diplomáticos.

Fontes: NHK e RBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Guerra na Ucrânia: temores de surto de cólera em Mariupol

Publicado em 8 de junho de 2022, em Notícias do Mundo

Corpos não enterrados e água potável contaminada espalham temores de um surto de cólera em Mariupol.

Rua em Mariupol durante cerco da cidade no andamento da invasão russa à Ucrânia, 12 de março de 2022 (Wikimédia Commons/Ministério de Assuntos Internos da Ucrânia)

Em Mariupol, a devastada cidade portuária ucraniana agora sob ocupação russa, o temor mudou de persistente bombardeamento para condições sanitárias em deterioração: esgoto se infiltrando na água potável e medo de um surto de cólera.

Publicidade

Na segunda-feira (7), uma das autoridades locais exilada da cidade disse que russos agora com controle de Mariupol estavam considerando a imposição de uma quarentena no local, onde corpos em decomposição e lixo estavam contaminando a água potável, colocando residentes que restaram sob risco de cólera e outras doenças.

“Há conversas sobre quarentena. A cidade está sendo fechada silenciosamente”, disse o conselheiro do prefeito Petro Andriushchenko, uma fonte confiável de informação de residentes que resta na cidade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) deu o alerta sobre o potencial para um surto de cólera em Mariupol e pré-posicionou vacinas em Dnipro, mas não está claro como elas chegariam aos residentes.

A cólera, uma infecção que causa diarreia aguda, está ligada a acesso inadequado à água limpa e mata dezenas de milhares de pessoas em todo o mundo anualmente, de acordo com a OMS.

“Você pode entrar na cidade com uma permissão de residência em Mariupol. Mas é uma passagem só de ida, porque você não pode sair”, disse Andriushchenko.

“De todos os cenários possíveis para combater a epidemia, a Rússia escolhe, como sempre, o mais cínico, simplesmente prender as pessoas na cidade e deixar tudo como está: quem sobrevive, sobrevive”.

O vice-prefeito de Mariupol, Serhiy Orlov, acredita que cerca de 150 mil pessoas continuam na cidade, de uma população pré-invasão de mais de 400 mil, com mais 30 mil a 40 mil nos subúrbios vizinhos.

Fonte: CNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!