Okinawa: restrições e declaração de emergência médica

A província com o mais elevado índice de infecção do país está com o sistema médico-hospitalar em situação grave.

Costa de Miyagi em Chatan (PM)

Com o maior índice de infecção pelo coronavírus a cada 100 mil habitantes, de 1.788, o governador da província de Okinawa, Denny Tamaki, emitiu declaração de emergência médica na quinta-feira (21), no período de 22 de julho a 14 de agosto

Publicidade

Na quinta-feira (21) a média do índice de infecção no Japão é de 635, sendo que é de 985 em Osaka, 946 em Tóquio e 711 em Aichi. Como se vê, o de Okinawa é bem superior.

Ainda assim, o governo do país continua afirmando que não há necessidade de restringir o comportamento das pessoas.

Essa declaração própria da província de Okinawa se deve à grave tensão no sistema médico.

A taxa de ocupação dos leitos para pacientes com covid chegou a 72% e os voltados para todos os demais pacientes chegou a 97%, portanto, os hospitais estão com dificuldade para as internações, tanto dos pacientes com covid quanto os que necessitam de outros tratamentos.

“Se continuar assim, o tratamento médico que todos vinham recebendo até agora, poderá ficar difícil”, disse Tamaki.

À população o governo reiterou o pedido de uso de máscara e ventilação adequada dos ambientes como medidas preventivas.

Restrições em Okinawa

Grupo de 4 pessoas fazendo brinde (Flickr)

Em relação às saídas para jantar e beber, incluindo o beer garden e os churrascos nas praias, a partir de sexta-feira, começam as restrições para limitar os grupos em até 4 pessoas e o consumo de no máximo 2 horas. Essa medida retorna depois de um mês em que Okinawa estava livre das restrições e isso já começou a afetar os restaurantes e hotéis, onde já há pedidos cancelamentos. 

O governador pediu aos organizadores de eventos que servem bebidas alcoólicas para adiar da data.

Desta vez não foi tomada a medida de restringir os horários de expediente dos estabelecimentos comerciais, mas poderá adotá-la se a infecção pelo coronavírus continuar expandindo explosivamente, informou o governador.

Fontes: NTV, News Digest, Ryukyu Shimpo e Okinawa Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Um dos festivais mais famoso de Quioto será realizado por completo pela 1ª vez em 3 anos

Publicado em 22 de julho de 2022, em Conhecendo o Japão

A tradição de fogueiras nas encostas de montanhas da cidade será realizada por completo no mês que vem.

Foto tirada no Parque Funaokayama, bairro de Kita, Quioto (Wikimédia Commons/J_o)

Organizadores de um dos festivais de verão mais famosos de Quioto anunciaram que a tradição de fogueiras nas encostas de montanhas da cidade será realizada por completo no mês que vem pela primeira vez em 3 anos.

Publicidade

A federação do Gozan no Okuribi, um grupo que faz o planejamento do festival (também conhecido como Daimonji Festival) disse que fogueiras serão acesas em 16 de agosto para compor o formato de kanjis e símbolos como nas épocas pré-pandemia.

Cinco encostas de montanha que rodeiam a antiga capital serão colocadas em chamas no último dia do feriado de finados quando os japoneses lembram de seus ancestrais. As fogueiras são um gesto de se despedir dos espíritos dos mortos após eles “retornarem” para seus antigos lares.

O Daimonji, o caractere mais conhecido do festival, é aceso em um monte, o Nyoigatake, no distrito de Sakyo, na parte leste da cidade, como a primeira fogueira da noite.

Esse será seguido em outras quatro encostas de montanha pelo Myoho (ensinamentos de Buda), Funagata no formato de um barco, outro caractere de dai, que é conhecido como Hidari Daimonji e Torii-gata, que tem o formato de um portal de santuário.

O festival foi reduzido drasticamente em 2020 e 2021 devido à covid-19 para evitar contato próximo entre aqueles que acendem as fogueiras e para diminuir o fluxo de espectadores.

“Queremos fazer nosso melhor enquanto tomamos todas as precauções contra a propagação do coronavírus”, disse Yoshio Okamoto, líder da federação.

Fonte: Asahi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão