Mapa mostra onde ocorre o maior número de ataques de tubarão no mundo

Os EUA são o maior centro de ataques não provocados de tubarão do mundo, seguidos pela Austrália, República da África do Sul e Brasil.

Imagem de um tubarão branco (ilustrativa/banco de imagens)

O Museu da Flórida produziu um mapa interativo útil que permite às pessoas explorarem o número de ataques de tubarão não provocados em todo o mundo.

Publicidade

Ele revela que os EUA são o centro do mundo em ataques não provocados de tubarão, com 1.563 ocorrências desde o ano de 1580, seguidos pela Austrália com 682, República da África do Sul com 258 e Brasil com 110.

Os países com o maior número de ataques de tubarão não provocados desde 1580:

País Número de ataques
EUA 1.564
Austrália 682
República da África do Sul 258
Brasil 110
Nova Zelândia 56
Papua Nova-Guiné 48
Ilhas Mascarenhas 47
México 41
Bahamas 33
Irã 23

O mapa interativo é baseado em dados do Arquivo Internacional de Ataques de Tubarões (ISAF).

“O ISAF é a única base de dados do mundo compreensiva e cientificamente documentada de todos os ataques de tubarões”, explica o Museu da Flórida em seu site.

“Introduzido em 1580, há agora mais de 6,8 mil investigações individuais cobrindo o período do início dos anos 1500 até agora”.

Uma barra deslizante na parte inferior do mapa permite que a pessoa altere a variação de data de 1900 para 2021, enquanto possibilita alternâncias para selecionar certas espécies de tubarão, e se os ataques foram ou não fatais.

Em 2021, houve 137 interações alegadas de tubarões com humanos no mundo, de acordo com a ISAF.

Enquanto as estatísticas possam parecer preocupantes, o Museu da Flórida explica que o risco de ser mordido por um tubarão continua extremamente baixo.

Fonte: Daily Mail

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Situação de perigo em Fukui e alerta em Shiga, Ishikawa e outras províncias

Publicado em 5 de agosto de 2022, em Tempo

Três cidades de Fukui estão em situação de perigo, com inundações. Mas em outras cidades continua a sinalização de alerta por causa da chuva pesada.

Minami Echizen (Fukui Shimbun)

A chuva pesada continua causando danos em diversos locais do Japão, como em Minami Echizen, Tsuruga e Echizen (Fukui), ainda sinalizadas pela Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), como situação de perigo, até as 16h de sexta-feira (5).

Publicidade

A JR teve que interromper a operação entre as estações de Tsuruga e Takefu, na cidade de Echizen, até sábado (6), por causa da inundação. As linhas de trem expresso Shirasagi e Thunderbird também foram canceladas. 

Na província de Fukui foram registrados 405mm de chuva em 24 horas na cidade de Minami Echizen, 215mm em Ono e 210mm em Echizen.

Nível de alerta em outros locais

Em Nagahama (Shiga) cerca de 6 mil pessoas de 2,7 mil famílias foram evacuadas no período da manhã por causa da inundação do Rio Takatoki. Em Yogo-cho na mesma cidade, as rodovias ficaram inundadas e a água lamacenta chegou a entrar nas casas. 

Vista aérea do Rio Takatoki em Nagahama, Shiga (NHK)

Algumas cidades de outras províncias ainda estão sob alerta, como em praticamente toda a província de Ishikawa, parte de Niigata e Fukushima, parte de Gifu, Takasu e Ibaraki (Osaka, parte de Hyogo, parte de Okayama e Wakayama).

Nesses locais é preciso ficar atento aos comunicados das autoridades locais e agir conforme as instruções.

Às 16h situação de perigo nas 3 cidades de Fukui, e em vermelho os locais em alerta (AMJ)

Fontes: Fukui Shimbun, JMA, NHK, Mainichi e Asahi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!