Finlandeses acabam com estoques de pílulas de iodo por medo de guerra nuclear

Na terça-feira (11), o ministério da saúde do país recomendou que famílias comprassem uma dose única no caso de uma emergência em meio a temores de um evento nuclear devido à guerra da Rússia na Ucrânia.

Uma unidade da rede de farmácias Yliopiston Apteekki da Finlândia (banco de imagens)

Na quarta-feira (12), muitas farmácias na Finlândia estavam com seus estoque de pílulas de iodo (iodeto de potássio*) esgotados, um dia após o ministério da saúde do país nórdico ter recomendado que famílias comprassem uma dose única no caso de uma emergência em meio a temores crescentes de um evento nuclear devido à guerra da Rússia na Ucrânia.

Publicidade

“Um acidente em uma planta de energia nuclear poderia liberar iodo radioativo no ambiente, que poderia se acumular na glândula tireoide”, disse o Ministério de Assuntos Sociais e Saúde da Finlândia na terça-feira (11).

Farmacêuticos em muitos locais no país relataram na quarta-feira que eles estavam sem pílulas de iodo, visto que cidadãos correram para comprar o medicamento.

O ministério da saúde disse que a recomendação de pílulas de iodo é limitada àqueles entre 3 e 40 anos devido aos riscos em potencial que a exposição à radiação representa para esse grupo etário.

A guerra da Rússia na Ucrânia não foi mencionada pelo ministério e ele não revelou onde tais acidentes nucleares poderiam acontecer potencialmente. Foi dito apenas que diretrizes sobre o uso de pílulas de iodo para corresponder à mais recente recomendação estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foram revisadas.

Entretanto, Petteri Tiipana, diretor-geral da Autoridade de Segurança Nuclear e Radiação da Finlândia, disse ao jornal finlandês Ilta-Sanomat que havia uma ligação entre a atualização e a situação na Ucrânia.

No caso de uma emergência, tomar abrigo em locais fechados é a maneira principal para as pessoas se protegerem de radiação perigosa, enfatizou o ministério finlandês.

Temores de um evento nuclear na Ucrânia continuam após o presidente russo Vladimir Putin ter indicado pesadamente na semana passada que o uso de tais armas era uma opção.

*As pílulas de iodeto de potássio ajudam a impedir que o iodo radioativo seja absorvido em uma parte do corpo chamada glândula tireoide, localizada no pescoço.
Fonte: Washington Post

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ousadia na imensa plantação de maconha: mais de 500 pés formosos

Publicado em 13 de outubro de 2022, em Crime

A polícia encontrou um campo na montanha com uma imensa plantação de maconha, a maior da história nessa província.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!