OMS renomeia varíola dos macacos como ‘mpox’

A OMS pediu às pessoas que usem o termo ‘mpox’, visto que ela recebeu queixas que o nome atual para a doença era racista e estigmatizado.

Monkeypox (varíola dos macacos) é agora referida como ‘mpox’ (banco de imagens)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse na segunda-feira (28) que começaria a usar um novo termo preferencial, “mpox”, como sinônimo para monkeypox (varíola dos macacos) e pediu às pessoas que sigam a tendência após receber queixas que o nome atual para a doença era racista e estigmatizado.

Publicidade

“Ambos os nomes serão usados simultaneamente por 1 ano enquanto o ‘monkeypox’ é eliminado”, disse a OMS em uma declaração.

No início deste ano, a OMS lançou um processo de consulta pública a fim de encontrar um novo nome para a doença e recebeu mais de 200 propostas.

A OMS disse que especialistas globais estabeleceram “mpox” após considerarem a adequação científica, extensão do atual uso, assim como a pronunciabilidade, dentre outros fatores.

A mpox, descoberta em 1958 e nomeada com o nome do primeiro animal que apresentou sintomas, se espalhou em sua maioria em um grupo de países no oeste e na central da África até este ano.

Cerca de 100 países onde a mpox não é endêmica agora reportaram surtos da doença viral.

Fonte: Channel News Asia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Nova hamburgueria: mosh Grab’n Go

Publicado em 29 de novembro de 2022, em Lançamentos

A operadora do Mos Burger abriu a primeira loja mosh Grab’nGo para o cliente entrar, pedir, pagar cashless e dançar enquanto espera pelo pedido.

Loja especializada em sanduíches de hambúrguer com queijos, dois do menu com outros (divulgação)

A Mos Food Service, operadora da rede Mos Burger, estreia um novo conceito de loja de cheeseburger (hambúrguer com queijo) batizado de mosh Grab’n Go.

Publicidade

A primeira loja foi inaugurada na terça-feira (29), em um local badalado e privilegiado, em Minato-ku Minami Azabu, Tóquio.

Essa loja oferece cheeseburgers, batatas fritas ou melhor, assadas no forno; cafés e smoothies mas só aceita pagamento digital (não tem caixa para aceitar dinheiro em espécie), no estilo self-checkout, em um espaço pequeno mas elegante, em ótima localização, que faz o cliente se sentir bem ao ponto de querer dançar.

Logo e fachada da nova loja com 2 pisos (Gourmet Watch

A operadora Mos Food Service já introduziu lojas especializadas em comida para viagem e food trucks. E desta vez, desenvolveu um novo formato de negócio que pode ser instalado em locais com pouco espaço mas em uma área bem movimentada, onde é difícil encontrar uma loja.   

Ao utilizar o autoatendimento com o sistema cashless e com pedido feito através dos dispositivos, o atendimento fica prático e rápido para o cliente, além de simplificar as operações da loja.

O cliente tanto pode levar para viagem quanto escolher um dos 20 lugares para se sentar e desfrutar do sanduíche com a bebida.

Mosh é uma palavra em inglês que significa dançar rock. Por isso, a loja foi planejada para que o cliente sinta até vontade de dançar. Grab significa pegar e go, ir. 

Fica a expectativa se esse novo modelo irá agradar os clientes e, se sim, que a operadora expanda. 

Outro sanduíche de hambúrguer do menu e interior da loja (divulgação/Gourmet Watch)

Fontes: divulgação e Gourmet Watch

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!