Imagem ilustrativa de neve acumulada (PxHere)
Da noite de sábado (17) a segunda-feira (19), a previsão indica a entrada da forte frente fria, a pior desta temporada. A neve deverá cobrir ampla faixa do Mar do Japão, de Hokkaido a Kyushu.
Publicidade
Existe o risco de ocorrer a Japan Sea Polar Air Mass Convergence Zone (JPCZ), a causa da nevasca nas regiões Tohoku e Hokuriku. A população de Fukui, Ishikawa, Toyama e Niigata deve redobrar os cuidados.
A JPCZ é uma zona de convergência criada pelos ventos gelados que fluem da Sibéria, com cerca de mil quilômetros de extensão que se forma sobre o Mar do Japão no inverno.
Por conta desse fenômeno o arquipélago japonês está sob temperaturas muito baixas, o pior frio desta temporada, além dos ventos fortes, como de tufão.
Além das regiões com nevasca, a queda de neve deve acontecer no norte de Kinki, na região costeira de Chugoku e Kyushu, não só nas regiões montanhosas, mas também nas planícies.
Também estão previstos flocos de neve em Shikoku, Nara, Wakayama, Nagano, Gifu, e parte de Shiga, Aichi e Shizuoka.
É quase certo que haverá lugares onde vai nevar pela primeira vez nesta temporada.
Mapa da tempestade de neve e nevasca de Hokuriku a Tohoku, até a noite de domingo (Weather News)
Há risco de avalanches nas regiões com muita queda de neve, o que requer vigilância. Com ventos tão fortes quanto os de um tufão, combinados com a neve, a visibilidade fica comprometida.
A recomendação para os motoristas nas regiões onde há previsão de queda de neve é trocar os pneus para rodar com segurança. Para quem usa o transporte público deve conferir se está operando normalmente.
Caso queira acompanhar a situação da neve, a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) disponibiliza uma página para visualizar o acúmulo e as previsões nas próximas 3, 6, 12, 24 e 48 horas (toque aqui para abrir).
Fontes: AMJ, WeatherNews e Tenki