Por causa da massa siberiana sobre o arquipélago japonês, o país todo está sob frio rigoroso no domingo (18), até mesmo nas províncias consideradas mais amenas, como Kagoshima, onde teve a primeira neve, e Okinawa, onde a temperatura máxima chegou a 12ºC, incomum.
As províncias banhadas pelo Oceano Pacífico estão com temperaturas muito baixas, como em Nagoia (Aichi), com máxima de 6ºC, mas à noite deverá cair para 0ºC. O mesmo acontece com Tsu (Mie) e Gifu (província homônima), onde a máxima de domingo é de 7ºC.
Em Takayama (Gifu), os turistas se alegraram com os flocos brancos contrastando com o vermelho das pontes, onde o acúmulo foi de 7cm no domingo, sendo que em Gujo (Gifu) chegou a 29cm.
Tempestade de neve
Nas províncias banhadas pelo Mar do Japão, de Hokkaido a Kyushu, a queda da neve com as rajadas de vento derrubaram ainda mais a temperatura.
No vilarejo Okura (Yamagata), até as 11h de domingo o acúmulo foi de 1,62 metro, 72cm em Uonuma (Niigata), 33cm em Sapporo (Hokkaido), 21cm em Kaizu Wakamatsu (Fukushima) e 9cm em Tottori (província homônima).
Mesmo nas planícies da região Hokuriku nevou, mas as cidades de Fukui e Echizen não chegaram a ter acúmulo.
Em Shimane, as câmeras das rodovias mostram a paisagem branca em Izumo, onde residem muitos brasileiros.
Na província de Hiroshima, as cidades homônima e Kure ficaram com a paisagem branca, mas em outras cidades chegaram a acumular 33cm em Shobara e 26cm em Kitahiroshima.
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) alerta para as fortes rajadas de vento, especialmente nas províncias banhadas pelo Mar do Japão, de 20 a 23m/s.
Cuidado ao volante e com as avalanches
A AMJ recomenda vigilância também contra a elevação das ondas, bem como com o impacto no tráfego devido a neve pesada e nevascas. Quedas de energia e avalanches devido ao acúmulo de neve também devem ser levados em consideração.
A neve pesada e as nevascas podem fazer com que as condições do tráfego mudem repentinamente, por isso recomenda cuidado com acidentes de deslizamento.
Acompanhe a situação da neve em tempo real (toque aqui).
Fontes: AMJ, NHK, Hiroshima TV, Road Shimane, JNN, Fukui Shimbun e CBC TV