Frio congelante no domingo com nevasca em ampla faixa

Segundo a AMJ essa condição climática de frio e neve deverá continuar até segunda-feira, por isso, veja as recomendações.

Cidade de Takayama, em Gifu, coberta de neve na manhã de domingo (CBC TV)

Por causa da massa siberiana sobre o arquipélago japonês, o país todo está sob frio rigoroso no domingo (18), até mesmo nas províncias consideradas mais amenas, como Kagoshima, onde teve a primeira neve, e Okinawa, onde a temperatura máxima chegou a 12ºC, incomum.

Publicidade

As províncias banhadas pelo Oceano Pacífico estão com temperaturas muito baixas, como em Nagoia (Aichi), com máxima de 6ºC, mas à noite deverá cair para 0ºC. O mesmo acontece com Tsu (Mie) e Gifu (província homônima), onde a máxima de domingo é de 7ºC. 

Em Takayama (Gifu), os turistas se alegraram com os flocos brancos contrastando com o vermelho das pontes, onde o acúmulo foi de 7cm no domingo, sendo que em Gujo (Gifu) chegou a 29cm.

Tempestade de neve 

Cidade de Hiroshima, às 8h de domingo (Hiroshima TV)

Nas províncias banhadas pelo Mar do Japão, de Hokkaido a Kyushu, a queda da neve com as rajadas de vento derrubaram ainda mais a temperatura. 

No vilarejo Okura (Yamagata), até as 11h de domingo o acúmulo foi de 1,62 metro, 72cm em Uonuma (Niigata), 33cm em Sapporo (Hokkaido), 21cm em Kaizu Wakamatsu (Fukushima) e 9cm em Tottori (província homônima).

Mesmo nas planícies da região Hokuriku nevou, mas as cidades de Fukui e Echizen não chegaram a ter acúmulo.

Em Shimane, as câmeras das rodovias mostram a paisagem branca em Izumo, onde residem muitos brasileiros. 

Câmeras das rodovias mostram neve em 2 trechos da 184 na tarde de domingo (Road Shimane)

Na província de Hiroshima, as cidades homônima e Kure ficaram com a paisagem branca, mas em outras cidades chegaram a acumular 33cm em Shobara e 26cm em Kitahiroshima.

A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) alerta para as fortes rajadas de vento, especialmente nas províncias banhadas pelo Mar do Japão, de 20 a 23m/s.

Cuidado ao volante e com as avalanches 

Situação da neve em todo país (AMJ)

A AMJ recomenda vigilância também contra a elevação das ondas, bem como com o impacto no tráfego devido a neve pesada e nevascas. Quedas de energia e avalanches devido ao acúmulo de neve também devem ser levados em consideração.

A neve pesada e as nevascas podem fazer com que as condições do tráfego mudem repentinamente, por isso recomenda cuidado com acidentes de deslizamento. 

Acompanhe a situação da neve em tempo real (toque aqui).

Fontes: AMJ, NHK, Hiroshima TV, Road Shimane, JNN, Fukui Shimbun e CBC TV

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Coreia do Norte fez lançamento de mísseis no domingo

Publicado em 18 de dezembro de 2022, em Ásia

Houve um intervalo de aproximadamente 40 minutos entre um lançamento e outro.

Imagem de arquivo, do líder da Coreia do Norte, de abril deste ano da mídia estatal norte-coreana via JNN

A Coreia do Norte disparou um míssil balístico não identificado em direção ao Mar do Leste (Mar do Japão), informaram a Guarda Costeira do Japão e os militares sul-coreanos no domingo (18), às 11h17. 

Publicidade

Porém, às 11h56, foi confirmado o segundo lançamento. Os mísseis caíram fora da Zona Econômica Exclusiva (ZEE). 

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul anunciou o primeiro lançamento sem dar mais detalhes.

Segundo a Guarda Costeira do Japão não há notícia de danos em embarcações marítimas.

O lançamento ocorreu um mês depois que a Coreia do Norte disparou um míssil balístico intercontinental que, segundo autoridades, poderia atingir a parte continental dos Estados Unidos.

Essas ações podem ser a reação de Pyongyang à aprovação na semana passada de uma resolução da ONU pedindo esforços globais para melhorar as condições de direitos humanos na Coreia do Norte, disseram os observadores.

Na sexta-feira, o Gabinete do Japão também endossou um importante documento de segurança que abrangia a “capacidade de contra-ataque” que abriria caminho para o país lançar um contra-ataque caso ele e seu aliado, os Estados Unidos, fossem atacados, possivelmente do Norte.

Segundo o Ministério da Defesa do Japão (MOD) já foram mais de 60 mísseis balísticos, em 35 lançamentos, recorde em um único ano.

Fontes: News Digest, NHK, Yonhap News e JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!