Significados dos adornos de Ano Novo no Japão

No dia seguinte ao Natal o Japão decora suas casas e comércio com os adornos típicos de Ano Novo. Saiba os significados de cada um deles.

À esq. kadomatsu e à dir. kagamimochi (Flickr)

No dia seguinte ao Natal o Japão passa a ter outros tipos de adornos nas casas, comércio e até nos carros. Por ser um povo que acredita nos simbolismos, cada um desses adornos traz itens com significados. 

Publicidade

Conhecendo cada um deles e seus significados, se ganha conhecimento dessa tradição e também poderá se sentir estimulado a decorar a sua casa ou estabelecimento comercial. 

Vale lembrar que esses ornamentos devem ser colocados até o dia 28 de dezembro. E permanecem até 7 de janeiro nas casas e no carro. No entanto, na hora do descarte, como são símbolos para os deuses, não devem ser retirados e jogados no lixo. 

O ideal é que os leve a um santuário xintoísta para ser queimado. 

Ornamentos da entrada da casa

Fotos: Wikipedia

Chamados de genkan kazari (玄関飾り) o próprio nome indica que devem ser colocados na entrada da residência. Mas, atenção, pois ele não devem impedir a passagem das pessoas.

São usados elementos considerados auspiciosos como a planta Gleichenia japonica (ウラジロ), parecida com samambaia, que une os casais. A fruta cítrica, simbolizada pela laranja-azeda (ダイダイ), que demora a despencar, traz o simbolismo da prosperidade da família.

O pequeno arbusto yuzuriha (ユズリハ) também usado é para lembrar à velha geração que as folhas ficam amarelas e caem depois que as novas folhas crescem, simbolizando a passagem de uma geração para outra.

Guirlanda 

Foto: Flickr

É uma forma estilizada do genkan kazari, com os mesmos elementos (chama-se リース). Mas essa pode ser usada dentro dos ambientes como elemento de decoração na sala, corredor e até na janela. Ideal para ambientes ocidentais.

Adornos para veículos

Foto: Photozou

Esse adorno chamado de jidoshayou kazari (自動車用の飾り) tem os mesmos elementos de proteção e prosperidade. No caso do carro deve ser colocado na frente, acima da placa. Pode ser usado em todos os tipos de veículo como bicicleta e moto também. As companhias de ônibus e trens costumam enfeitar os veículos nesta época.

Kadomatsu 

Foto: Wikipedia

Ao andar pelo comércio, templos e santuários xintoístas verá os esplendorosos kadomatsu (門松) de vários tamanhos e formas. Mas os elementos em comum são mantidos.

Em geral são colocados na entrada dos edifícios ou portões. São feitos de bambu e decorados com os frutos vermelhos da planta nandina, flores de ameixa (ume) e galhos de pinheiros. Todos eles têm significados de longevidade, de vigor que resiste a tudo e de abertura de prosperidade.

Esse belo arranjo é amarrado com uma bela e firme corda natural, com o simbolismo de marcar o território. Diz a lenda que o kadomatsu foi criado para facilitar aos deuses encontrar as casas e façam uma visita no Ano Novo

Kagamimochi

Foto: Flickr

À venda até nas lojas de ¥100 kagamimochi (鏡餅) tem significados especiais. O espelho (鏡) na antiguidade era feito de bronze, em formato circular. Por isso, esse arranjo é uma analogia, pois ele era usado como oferenda aos deuses.

Acreditava-se que o espelho era a moradia dos deuses, então, passou-se a usar o mochi (bolinho de arroz) para expressá-lo.

A laranja no topo  (ダイダイ) simboliza as gerações das famílias. Ao empilhar as duas esferas de mochi, simbolizando o sol e a lua, trazem o significado de envelhecer suavemente junto com a família. Esse adorno deve ser colocado dentro de casa em um local especial como no aparador da sala ou no do hall de entrada.

Caso ainda não tenha lido a matéria sobre o significado da grande faxina de final de ano toque aqui. 

Para saber o significado dos alimentos do banquete de Ano Novo toque aqui.

Feliz Ano Novo!

Fontes: Hideshime, Hibiyakadan e Macaroni

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Policiais de Tóquio lançam série no YouTube para se aproximar dos cidadãos

Publicado em 19 de dezembro de 2022, em Sociedade

Até agora, os 2 agentes da divisão de relações públicas do Departamento de Polícia Metropolitano enviaram 5 vídeos na série ‘Metopoli’ no canal no YouTube.

Airi Nishikawa (à esq.) e Naoya Yoshida (à dir.) da divisão de relações públicas do Departamento de Polícia Metropolitano (YouTube/Metopoli)

Dois policiais de Tóquio lançaram uma série no YouTube em um esforço para fazer com que a polícia possa parecer mais amigável aos olhos dos cidadãos. Com isso, eles se tornam os primeiros policiais YouTubers do Japão.

Publicidade

Até agora, os dois agentes da polícia da divisão de relações públicas do Departamento de Polícia Metropolitano (MPD) enviaram 5 vídeos na série “Metopoli” no canal no YouTube.

A ação do MPD ocorreu quando o canal do YouTube administrado por funcionários do Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas “Buzz Maff”, ter se tornado popular, reunindo cerca de 160 mil inscritos até agora.

O primeiro vídeo do Metopoli foi postado em novembro após 10 meses de planejamento e preparação.

“Gostaria de transformar os ‘3Ks negativos’ de katai (rígido), kowai (assustador) e kibishii (rigoroso) da percepção que as pessoas têm da polícia em arakaku (alegre), omoshiroku (engraçado) e tanoshii (divertido)”, disse Naoya Yoshida, policial de 28 anos, que participa e edita a série.

Airi Nishikawa, uma policial de 34 anos, que também participa nos vídeos, disse que está prestando uma atenção especial para garantir que os vídeos não contenham quaisquer expressões que possam ofender os telespectadores.

O conteúdo dos vídeos é decidido por vários funcionários da divisão de relações públicas.

O canal do YouTube do MPD, que foi lançado em 2016, tem cerca de 43,5 mil inscritos. O número aumentou em aproximadamente 4,6 mil pessoas desde o upload do primeiro vídeo do Metopoli.

Cerca de 2 ou 3 vídeos serão inseridos na série Metopoli a cada mês. “Estamos visando 100 mil inscritos”, disse Yoshida.

Fonte: Japan Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Uninter - JAPÃO - Educação a distância
Life Card - cartão exclusivo para brasileiros