O Sony Group Corp. está considerando construir uma nova fábrica no sudoeste do Japão para produzir semicondutores usados em smartphones, com um investimento de várias centenas de bilhões de ienes, segundo uma fonte com conhecimento do assunto.
Sendo uma grande fabricante global de sensores de imagem, a Sony espera que a nova fábrica na província de Kumamoto inicie operações no ano fiscal de 2025 ou depois, e a construção poderia começar em 2024, disse a fonte.
A ação é vista como destinada a melhorar a produção doméstica de semicondutores em meio à crescente demanda global no mundo, em linha com o progresso de digitalização. O Japão também vê os dispositivos como proximamente ligados a sua segurança econômica.
O conglomerado japonês de eletrônicos e entretenimento já produz sensores de imagem de ponta em Kumamoto. Ele também está construindo uma fundição na província com a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC), a maior fabricante de chips por contrato do mundo.
O governo japonês fornecerá até ¥476 bilhões de ienes (US$3,5 bilhões) em subsídios para a fábrica de chips de empreendimento conjunto com a Sony e a Denso Corp., que visa iniciar a produção até o fim de 2024.
A Sony e outras sete grandes empresas japonesas, incluindo a Toyota Motor, também estabeleceram uma companhia chamada Rapidus Corp. para fabricar chips de 2 nanômetros de próxima geração no Japão possivelmente a partir de 2027.
Fonte: News and Culture