O governo da China criticou fortemente a decisão do governo do Japão de liberar a água tratada da usina nuclear Fukushima Daiichi da Tokyo Electric Power Company (Tepco) no oceano, nesta primavera ou no verão, chamando-a de “atitude extremamente irresponsável”.
Em reunião ministerial realizada na sexta-feira (13), o governo japonês anunciou que a água tratada da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi será lançada no oceano, na primavera ou no verão deste ano. Será feita após a conclusão da construção da instalação de descarga e inspeção pelo Comitê de Regulação Nuclear.
Em reação a esse anúncio, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, criticou veementemente o lado japonês em uma entrevista coletiva na segunda-feira (16).
“O lado japonês forçosamente permitiu o plano de liberar água contaminada da usina nuclear no oceano, mas esta é uma maneira extremamente irresponsável de fazer as coisas”, criticou.
“O lado chinês expressou sérias preocupações sobre o impacto no meio ambiente e na saúde das pessoas, mas o lado japonês não forneceu uma explicação científica sobre a eficácia do equipamento de purificação”, apontou Wang.
“O Japão não deve liberar a água da usina nuclear no mar sem consultar os países vizinhos e as organizações internacionais”, criticou o porta-voz.
Fonte: JNN