Da influenza à encefalopatia, doença que leva à morte

Diante dos sintomas de influenza, deve levar a criança para fazer o teste. Depois, em casa, não se pode tirar os olhos dela e saiba os motivos.

Imagem ilustrativa de criança com febre (Flicrk)

Durante a epidemia de influenza neste inverno é preciso ficar atento aos sintomas da criança ao suspeitar da infecção, pois há relatos de casos de encefalopatia necrotizante aguda, doença que mata.

Publicidade

Os primeiros relatos foram em crianças no Japão. Em geral, é chamada de encefalopatia por influenza na tradução livre (インフルエンザ脳症, lê-se influenza nosho), segundo o Instituto de Doenças Infecciosas do Japão (NIID). 

Os dados estatísticos do NIID apontam que há mais relatos de crianças de 0 a 4 anos e de 5 a 19 anos do que em adultos com mais de 20 anos. Não se trata de uma simples gripe, por isso, é preciso ficar atento aos sintomas.

Veja quais são.

  • Febre
  • Convulsão, principalmente na faixa de 0 a 4 anos
  • Tosse e coriza
  • Vômitos, principalmente na faixa dos 5 aos 19 anos
  • Dores no corpo, dores muscular e nas articulações
  • Fadiga e mal-estar
  • Exaustão
  • Cefaleia (dor de cabeça) 
  • Rigidez na nuca 

Se perceber a maioria desses sintomas deve procurar uma clínica ou hospital o mais rápido possível, especialmente se for criança, deve levá-la ao pediatra. É importante fazer o teste e ser diagnosticado logo, preferencialmente antes das 12 horas do início da febre para que seja medicada.  

Como cuidar da criança com influenza

Criança com febre (Public Domain Pictures)

Os cuidados domiciliares devem ser os mesmos da gripe comum, de repouso em um quarto com temperatura e umidade reguladas. E, claro, evitar contato com outras pessoas da família para não infectá-las.  

No caso da febre por causa da influenza, a criança pode se comportar de maneira anormal, como começar a correr repentinamente ou tentar pular da janela. Anteriormente, costumava-se pensar que esse tipo de atitude era pelo efeito colateral dos medicamentos contra a influenza, mas já se sabe que isso pode ocorrer em decorrência da infecção. Portanto, não se deve tirar os olhos da criança enquanto tiver quadro febril, que em geral leva 2 dias.  

Ao perceber que a criança não responde direito ou seu quadro mudou, a recomendação é levá-la imediatamente ao pronto-socorro, especialmente se tiver menos de 5 anos. Embora a encefalopatia por influenza seja rara, é uma doença perigosa com alta taxa de mortalidade.

Se a criança tiver confirmação de influenza, certifique-se que ela já está curada para deixar que vá à escola, ao jardim de infância ou à pré-escola, para evitar o contágio dos colegas. 

Fontes: MyNavi e NIID

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Clima de início de primavera durará pouco tempo

Publicado em 10 de janeiro de 2023, em Tempo

Antes do final de semana o arquipélago japonês terá a sensação de início de primavera, podendo se libertar dos agasalhos pesados e botas.

Praia de Yonaha Maehama, em Miyako, cidade e ilha de Okinawa (PM)

As temperaturas deverão subir antes da chegada do final de semana, com 2 dias atipicamente quentes. A previsão indica que em alguns locais os termômetros marquem calor recorde para esta época do ano. 

Publicidade

Por outro lado, nas regiões Tohoku e Hokuriku a população deverá ficar vigilante contra os desastres que poderão ser causados pelo degelo. 

Em Hokkaido, deverão ser as mais elevadas de todos os tempos em janeiro. Se a temperatura em Sapporo exceder 9℃ em janeiro, será a mais alta desde 1928, portanto, em 95 anos.

A partir de quinta-feira (12) as temperaturas poderão subir como se fosse no período de chegada da primavera, como em Fukuoka, onde está previsto 18ºC, semelhante ao início de abril.

Em Nagoia (Aichi) e Osaka (província homônima), os casacos poderão ser substituídos por uma roupa mais leve durante o dia no sábado, pois a previsão é de máxima de 17ºC.

Em Okinawa deverá chegar a 25ºC para alegria dos turistas, os quais poderão desfrutar das praias entre quinta-feira e sábado (14).

A previsão mostra que no sábado todo o país, exceto Okinawa, deverá ficar sob chuva, o que poderá provocar o degelo nas áreas onde há acúmulo de neve.  

Depois disso, as temperaturas deverão voltar ao normal de inverno.

Imagem: WeatherNews

Fonte: WeatherNews

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!