Japonês que matou Abe: laudo conclui que está apto a responder pelo crime

Terminada a longa fase de quase 5 meses de avaliação psiquiátrica, o japonês que assassinou Abe retorna da prisão de Osaka para Nara.

O japonês que assassinou Abe retorna ao presídio de Nara (FNN)

Pouco depois das 15h de terça-feira (10) o japonês Tetsuya Yamagami (山上徹也), 42 anos, ainda considerado suspeito do assassinato do então primeiro-ministro Shinzo Abe, em 8 de julho do ano passado, chegou ao Presídio de Nara, trazido pelos policiais que foram buscá-lo do Centro de Detenção de Osaka.

Publicidade

Ele foi encaminhado para o Centro de Detenção de Osaka, na cidade homônima, para passar por exames psiquiátricos. Com a conclusão de que tem capacidade mental para responder criminalmente, retornou a Nara depois de quase 5 meses. 

Depois desse resultado médico, o Ministério Público do Distrito de Nara deverá indiciá-lo por porte de arma e assassinato, possivelmente na sexta-feira (13). 

Milhares de pessoas querem ajudá-lo

Antes e depois de Yamagami: à esq. quando foi preso e agora, com óculos (FNN)

Segundo informações de parentes, já chegaram mais de 1 milhão de ienes em doações feitas pelas pessoas que querem apoiá-lo, não pelo assassinato, mas por causa da Igreja da Unificação.

Ele relatou em depoimento durante o interrogatório que assassinou Abe por ter acreditado que ele tinha conexões com essa igreja, da qual tinha profundo rancor. Por causa dessa igreja, a mãe dele doou quase toda a herança e a família viveu em condição de pobreza e escassez. 

As pessoas lhe enviam dinheiro, roupas e outros itens, de todo o Japão, porque querem ajudá-lo de alguma forma. Há um abaixo assinado digital, com mais de 10 mil assinaturas, pedindo o abrandamento da pena de Yamagami.

“Se não fosse por ele, o Japão não teria tomado medidas em relação a essa igreja e outras”, disse uma pessoa que se sentiu aliviada pelas novas normas anunciadas em 5 deste mês.

Segundo informações da polícia, ele está estudando inglês para obter a certificação de proficiência enquanto está encarcerado e lê jornais e revistas. 

Fonte: FNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Suzuki revela conceito de SUV elétrico

Publicado em 12 de janeiro de 2023, em Ásia

A Suzuki planeja lançar o SUV elétrico na Índia e Europa até 2025. No Japão a Suzuki ainda não tem planos de lançamento.

O eVX da Suzuki (YouTube/4DriveTime)

A Suzuki Motor Corp. revelou um modelo conceito de um veículo utilitário esportivo (SUV) na Índia na quarta-feira (11), oferecendo um rápido vislumbre do primeiro carro elétrico estratégico global da montadora japonesa.

Publicidade

O carro conceito eVX foi revelado na Auto Expo 2023 realizada perto de Déli.

A Suzuki planeja lançar o SUV elétrico na Índia e Europa até 2025. A companhia disse que ainda está discutindo se ele estará disponível no Japão.

Para o mercado japonês, a Suzuki planeja lançar um veículo leve comercial até o ano fiscal de 2023 e um veículo leve de passageiros elétrico até o ano fiscal de 2025.

Fonte: Nippon

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Uninter - JAPÃO - Educação a distância
Life Card - cartão exclusivo para brasileiros