Advogados denunciam Testemunhas de Jeová por rejeitarem transplante de sangue

Advogados relatam que Testemunhas de Jeová continuam negando transfusões sanguíneas para crianças mesmo após mudanças na lei.

Imagem Ilustrativa

Advogados denunciaram ao governo na segunda (27) que o grupo religioso “Testemunhas de Jeová” continua instruindo seus seguidores a não permitir que crianças recebam transfusões de sangue, violando as diretrizes do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar sobre crianças e prevenção de abusos. “Este é um assunto sério que ameaça a vida de crianças”, disseram os advogados.

Publicidade

Os “Testemunhas de Jeová”, cuja sede mundial está nos Estados Unidos, são conhecidos por recusarem transfusões de sangue por motivos religiosos.

As diretrizes do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar foram formuladas em dezembro do ano passado em resposta aos problemas envolvendo a Federação da Família para a Paz Mundial e Unificação (anteriormente a Igreja da Unificação), após o assassinato do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe por um seguidor. O objetivo é prevenir o abuso infantil de pais religiosos e as diretrizes afirmam claramente que negar cuidados médicos necessários, incluindo transfusões de sangue, constitui abuso infantil.

De acordo com Kotaro Tanaka, membro da Associação de Advogados de Tóquio, os Testemunhas de Jeová instruíram seus seguidores a recusar transfusões de sangue para crianças mesmo após as mudanças na constituição. Os membros desta igreja dão a seus filhos um “cartão de identificação” afirmando que desejam “tratamento sem sangue” por motivos religiosos e informam os médicos em caso de emergência.

O advogado Tanaka e outros formaram um grupo relacionado a casos de “Testemunhas de Jeová” no mês passado. Segundo os advogados, muitos membros da igreja estão preocupados com a saúde de seus filhos e fizeram consultas com o grupo.

No final do ano passado, depois que o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar anunciou as diretrizes, os Testemunhas de Jeová emitiram uma declaração dizendo: “Os pais levam a sério sua responsabilidade de transmitir suas crenças aos filhos e ensiná-los a viver de acordo com a moral sólida”.

Em 2000, a Suprema Corte decidiu que era direito do paciente recusar transfusões de sangue com base em crenças religiosas. Por outro lado, em 2008, a Sociedade Japonesa de Transfusão de Sangue e Terapia Celular anunciou uma diretriz para menores de 15 anos receberem transfusões de sangue se houver risco de vida, mesmo que a pessoa ou responsáveis recusem.

Fonte: Yomiuri

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Prazo para receber ¥20.000 na inscrição do My Number Card acaba em fevereiro

Publicado em 27 de fevereiro de 2023, em Sociedade

Ministro enfatiza que prazo para receber ¥20.000 em pontos na solicitação do My Number Card está acabando e prefeituras estão com balcões de atendimento temporários.

Imagem: Tokai TV e FNN

O prazo para solicitar o My Number Card para receber os “Maina Points” acaba no dia 28 de fevereiro (terça). O ministro Taro Kono enfatizou para todos aproveitarem esta oportunidade e receberem o cartão em coletiva de imprensa feita em 24 de fevereiro.

Publicidade

Para receber os Maina Points, que podem somar até 20.000 ienes, é necessário solicitar um My Number Card até 28 de fevereiro. Depois de concluir a aplicação, haverá um período de registro até o final de maio para concluir o procedimento de aquisição dos “Maina Points”.

Inicialmente, o prazo para solicitação de cartão para receber os pontos estava definido para 30 de setembro de 2022. No entanto, foi repetidamente prorrogado para 31 de dezembro de 2022 e 28 de fevereiro de 2023. Entretanto, o ministro explica que atualmente “não há planos de estender o prazo (desta vez)”.

O ministro Kono também revelou que o número de pedidos de My Number Cards ultrapassou 70,1% da população, chegando a 88,32 milhões, em 21 de fevereiro.

No domingo (26), todos os escritórios da prefeitura de Nagoia abriram balcões temporários para solicitação do My Number Card apenas com reservas antecipadas. No bairro de Nakamura, cerca de 300 pessoas fizeram a solicitação.

Também é possível solicitar o My Number Card em lojas de empresas de telefonia em todo o país.

Fonte: CNET, Tokai TV e FNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão