Gripe aviária se espalha além das aves indicando ameaça aos humanos

Os cientistas temem que a gripe aviária ameace os humanos pois tem alta taxa de mortalidade.

Imagem meramente ilustrativa de aves como galo e galinha (Pexels)

A gripe aviária continua devastando populações de aves em grande parte do mundo e os cientistas estão rastreando infecções entre outros animais, incluindo vários tipos de mamíferos mais próximos dos humanos.

Publicidade

Ao longo do ano passado, as autoridades canadenses e norte-americanas detectaram a gripe aviária H5N1 altamente patogênica em várias espécies, de ursos a raposas. Em janeiro, o laboratório nacional de referência da França anunciou que um gato sofreu sintomas neurológicos graves devido a uma infecção no final de 2022, com o vírus apresentando características genéticas de adaptação a mamíferos.

Visons com gripe aviária

O mais preocupante, disseram vários pesquisadores, foi um grande surto recente em um criadouro de visons na Espanha. 

Em outubro passado, os trabalhadores começaram a notar um aumento nas mortes entre os animais, com visons doentes apresentando uma série de sintomas terríveis, como perda de apetite, saliva excessiva, focinhos sangrentos, tremores e falta de controle muscular.

O culpado foi o H5N1, marcando o primeiro caso conhecido desse tipo de infecção pela gripe aviária entre visons de criação na Europa, observa um estudo publicado na Eurosurveillance este mês.

“Nossas descobertas também indicam que uma transmissão posterior do vírus para outros visons pode ter ocorrido na fazenda afetada”, escreveram os pesquisadores.

Eventualmente, toda a população de visons foi morta ou abatida – mais de 50 mil animais no total.

Vírus da gripe aviária podem ameaçar mamíferos

Vírus H1N1 (Wikimedia)

Essa é uma grande mudança, depois de apenas casos esporádicos entre humanos e outros mamíferos na última década, de acordo com Michelle Wille, pesquisadora da Universidade de Sydney que se concentra na dinâmica dos vírus de aves selvagens.

“Esse surto sinaliza o potencial muito real para o surgimento da transmissão de mamífero para mamífero”, disse ela em correspondência por e-mail com a CBC News.

Notavelmente, nenhum dos trabalhadores do criadouro de visons – que usavam protetores faciais, máscaras e macacões descartáveis – foi infectado.

Mas a preocupação agora, disse o especialista em doenças infecciosas de Toronto, Dr. Isaac Bogoch, é que se esse vírus sofrer uma mutação que permita que ele se torne cada vez mais transmissível entre mamíferos, incluindo humanos, “poderá ter consequências mortais”.

“Esta é uma infecção com potencial epidêmico e pandêmico”, disse ele. “Não sei se as pessoas reconhecem o tamanho do negócio.”

Gripe aviária H5N1 tem alta taxa de mortalidade

Entre as aves, a taxa de mortalidade dessa cepa de gripe aviária altamente patogênica pode chegar perto de 100%, causando devastação tanto para as populações de aves selvagens quanto para as granjas.

Mais de 58 milhões de frangos, patos, perus e outras aves foram abatidas nos Estados Unidos desde 2022.  

Infográfico do MAFF

No Japão não é diferente. De 28 de outubro do ano passado a 7 de fevereiro 13,63 milhões de aves, maioria galinhas e frangos, foram abatidas por causa da gripe aviária, em 74 casos em 25 províncias, segundo o Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (MAFF). 

Gripe aviária é mortal para os mamíferos, incluindo humanos

Também costuma ser mortal para outros mamíferos, incluindo humanos. Uma variedade de mamíferos selvagens, incluindo ursos, raposas, lontras e focas, já foram infectados.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) documentou 240 casos de gripe aviária H5N1 em quatro países do Pacífico Ocidental – incluindo China, Camboja, Laos e Vietnã – nas últimas duas décadas. Mais da metade das pessoas infectadas morreram.

Os números globais da OMS mostram que mais de 870 casos humanos foram relatados de 2003 a 2022, juntamente com pelo menos 450 mortes – uma taxa de mortalidade de 53%.

Bogoch disse que o número de mortos relatado pode ser superestimado, já que nem todas as infecções podem ser detectadas, embora esteja claro que as pessoas podem “ficar muito, muito doentes com essas infecções”.

Louise Moncla, professora assistente de patobiologia na escola de medicina veterinária da Universidade da Pensilvânia, explicou que ter um “hospedeiro intermediário” é um mecanismo comum através do qual os vírus se adaptam a novas espécies hospedeiras.

“E o que é preocupante sobre isso é que esse é exatamente o tipo de cenário que você esperaria ver que poderia levar a esse tipo de adaptação, que poderia permitir que esses vírus se replicassem melhor em outros mamíferos – como nós”, disse ela.

Ian Brown, da Agência Britânica de Saúde Animal e Vegetal, disse à BBC que estava ciente do risco da gripe aviária se transformar em uma pandemia como a Covid-19.

“Estamos preocupados com a propagação global. Precisamos desenvolver novas estratégias e trabalhar juntos em nível internacional para derrotar esta epidemia. Continuaremos a correr riscos se não resolvermos o problema globalmente”, explicou

Fontes: MAFF, Huffington Post Japan e CBC News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

‘Homem mais velho do mundo’ celebra 122 anos no Brasil e segue forte

Publicado em 8 de fevereiro de 2023, em Brasil

Andrelino Vieira da Silva mora na cidade de Aparecida de Goiânia no Brasil. Um ano após vencer a Covid, sua neta diz que ele ‘segue forte’.

Ilustrativa (banco de imagens)

Um brasileiro que afirma ser o homem mais velho do mundo celebrou seu “122º aniversário” um ano após ter vencido a Covid, e sua família diz que ele “segue forte”.

Publicidade

Andrelino Vieira da Silva, que mora na cidade de Aparecida de Goiânia no estado de Goiás, nasceu em 3 de fevereiro de 1901, de acordo com seu RG (Registro Geral).

A neta de Andrelino, Janaína Lemes de Souza, disse à mídia local nesta semana que ele “segue forte”.

“Neste ano não fizemos nada para comemorar o aniversário dele porque algumas pessoas na família estão passando por problemas, então não estamos com ânimo para uma festa”.

Janaína disse que a família tem 3 casas no mesmo terreno.

Ela mora em uma com seu marido e uma filha, sua mãe, pai e outro irmão vivem na segunda e seu avô reside sozinho na terceira.

Andrelino foi casado e teve 7 filhos, cinco dos quais ainda estão vivos. Ele tem 13 netos, 16 bisnetos e 1 tataraneto.

No ano passado ele marcou seu aniversário durante uma reunião familiar, quando todos se recuperaram da Covid, com um bolo de topo escrito “O Terror do INSS”.

De acordo com seu RG, ele fez 122 anos, tornando-o a pessoa mais velha do mundo. Entretanto, Andrelino não tentou certificar sua idade junto ao Guinness World Records.

O recorde oficial é atualmente detido por Maria Branyas Morera de São Francisco, nos EUA, que tem 115 anos e recebeu o título após a morte da freira francesa irmã André, de 118 anos, no início deste ano.

Fonte: Daily Mail

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!