Página excluída do sistema

A página solicitada foi movida ou excluída

Desculpe, a página solicitada foi excluída do sistema... Por diversos motivos, alguns conteúdos são excluídos após algum tempo.

As seções principais do Portal Mie (clique para abrir):

- HOME - página inicial

- NOTÍCIAS DO JAPÃO E DO MUNDO

- EMPREGOS NO JAPÃO

- EVENTOS E FOTOS PORTAL MIE

- MAGAZINE PORTAL MIE

- AGENDA DE EVENTOS

Por favor utilize a busca do Portal Mie para encontrar outros itens com este mesmo tema.

Publicidade

+ lidas agora

> >

--

Uso da máscara deixará de ser obrigatório: decisão pessoal

Publicado em 10 de fevereiro de 2023, em Sociedade

O governo do Japão decidiu que o uso da máscara para prevenção da covid deixa de ser obrigatório em locais fechados, com reserva em alguns locais.

Mulher usando máscara (PxHere)

No final do dia de sexta-feira (10), o governo do Japão anunciou que decidiu deixar para os indivíduos da população a decisão de usar ou não a máscara como uma das formas de prevenção contra o novo coronavírus, seja em ambientes fechados ou ao ar livre, a partir de 13 de março. 

Publicidade

O ministro Katsunobu Sato, da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, deu uma coletiva de imprensa para explicar os detalhes dessa decisão baseada na simbologia da máscara, relacionada à pandemia do coronavírus, mas a situação já se aproxima dos tempos normais. Recomendou que essa decisão tem algumas ressalvas:

  • Nas instituições hospitalares e de idosos continua-se usando
  • Dentro dos transportes públicos e das aeronaves recomenda-se continuar usando
  • Ao visitar uma instituição médica recomenda-se usá-la
  • Ao entrar em uma loja muito cheia
  • Continuar mantendo o distanciamento social dentro dos ambientes fechados, sem máscara, como em casa ou no trabalho para evitar algum contágio

Mas, considera-se poder removê-lo na escola ou dentro do shinkansen.

Enfim, a máscara ainda vai continuar sendo um item a deixar na bolsa ou no bolso, pois a pessoa pode ser requerida a usá-la dependendo do local onde for.

O dia 13 de março foi definido como a data de relaxamento, pois levaria cerca de um mês para cada grupo da sociedade revisar e divulgar as diretrizes. A partir de 1.º de abril, as escolas não exigirão mais que os alunos as usem.

Ministro Kato em coletiva de imprensa para explicar sobre a decisão do governo em relação à máscara (JNN)

Disse ainda que as lojas e as empresas podem se sentir livres para pedir aos clientes e funcionários que continuem usando a máscara.

Formaturas

No mesmo dia o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia emitiu um comunicado aos conselhos de educação e demais órgãos de âmbito nacional que, a princípio, as crianças, alunos e professores devem comparecer às solenidades de formatura sem a necessidade do uso da máscara. Os pais são convidados a usá-los. O primeiro-ministro Fumio Kishida disse que “quero que participem da cerimônia vendo os sorrisos uns dos outros”.

Se testar positivo 

As pessoas com sintomas de covid que testarem positivo deverão continuar evitando sair de casa. É recomendável o uso da máscara ao sair, como por exemplo, para ir ao hospital.

Os especialistas em doenças infecciosas apontam a possibilidade de que a disseminação cíclica da infecção continue acontecendo no futuro.

Como fica o feriado de Golden Week

O governo está mudando a posição da covid, de uma situação de desastre, para a classificação equivalente a uma gripe sazonal. Se a covid for reclassificada para a categoria 5 antes do feriado de Golden Week, em maio, deixará de ser necessária a abstenção de saída exigida às pessoas infectadas e às pessoas que tiveram contato próximo com elas.

O governo planeja reduzir gradualmente o financiamento público para despesas médicas, como tratamento e internação, bem como o apoio financeiro a instituições médicas, em relação à covid, e os detalhes serão decididos no início de março. 

Vacinas contra covid

As vacinas continuarão sendo gratuitas, que estavam previstas até o final de março, mas continuarão mesmo depois de abril. O governo pede para a população receber as doses de reforço ou até a primeira para quem ainda não o fez. 

Fontes: JNN e Nikkei 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!