Os resultados financeiros consolidados para o ano fiscal encerrados em dezembro de 2022, de acordo com as normas internacionais de contabilidade, anunciados pelo Rakuten Group na quarta-feira (14), mostram um déficit de 372,8 bilhões de ienes.
Se comparado ao ano fiscal anterior, foi muito maior, quando fechou com -133,8 bilhões de ienes. O Rakuten Group vem fechando em vermelho por 4 anos consecutivos, fazendo uso de capital externo.
Calcula-se que o grande fardo foi o investimento no negócio de telefonia móvel, o Rakuten Mobile. A empresa aluga as linhas da KDDI para fornecer serviços em áreas onde seus próprios não podem ser alcançados. O que onera são os pagamentos de taxas à operadora KDDI e o custo de manutenção das próprias estações base.
“A receita das vendas, que corresponde às vendas líquidas, aumentou 14,6% em relação ao ano anterior, para 1,927 trilhão de ienes, um recorde. O Rakuten Ichiba, o principal negócio, site de vendas online da empresa, e os da área financeira, como cartões de crédito, tiveram um bom desempenho”, explicou Hiroshi Mikitani, CEO do Rakuten Group.
No futuro, o Rakuten Group planeja promover a listagem do Rakuten Bank e da Rakuten Securities para melhorar sua posição financeira. Além disso, “gostaríamos de considerar o uso de capital externo e alianças estratégicas de negócios” com outras empresas, declarou Mikitani.
Fontes: Yomiuri e JNN