Polônia será primeiro membro da Otan a enviar caças para a Ucrânia

O envio de quaisquer caças marcaria um desenvolvimento crucial no conflito e aumentaria a defesa de Kiev contra ataques de mísseis e drones russos.

Um MiG-29 polonês (Wikimedia Commons/Łukasz Golowanow)

O presidente polonês Andrzej Duda disse na quinta-feira (16) que Varsóvia enviaria um lote inicial de 4 caças MiG-29 para a Ucrânia, no que seria o primeiro despacho do tipo por um membro da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Publicidade

A Ucrânia pediu várias vezes a aliados ocidentais que enviassem aviões de guerra, embora buscasse primariamente caças F-16 dos EUA, mas até agora nenhum país ocidental se comprometeu a enviar jatos a Kiev.

O envio de quaisquer caças marcaria um desenvolvimento crucial no conflito e aumentaria a defesa de Kiev contra ataques de mísseis e drones russos.

A Polônia vem encabeçando esforços para enviar mais equipamento à Ucrânia e convencer o Ocidente a seguir a tendência.

Duda disse que atualmente a Polônia tem uma dezena de aeronaves MiG que ela herdou da antiga República Democrática Alemã, as quais eles estão “à beira” de despachar para a Ucrânia.

“Esses MiGs ainda estão em serviço na força aérea da Polônia. Eles estão em seus últimos anos de operação, mas ainda estão para a maioria em completa ordem de funcionamento”, disse ele.

Ele acrescentou que esses MiGs são “caças que pilotos ucranianos podem operar hoje em dia sem qualquer treinamento a mais”.

Não houve comentário imediato de Moscou sobre a decisão polonesa. Contudo, o Kremlin disse repetidamente que fornecimento de armas do Ocidente para a Ucrânia só prolongaria o conflito, aumentaria o sofrimento civil ucraniano e não teria impacto nas metas militares da Rússia.

A ação da Polônia de se tornar o primeiro país a enviar MiGs-29 para a Ucrânia “não muda a decisão dos EUA de enviar suas próprias aeronaves de guerra para Kiev, disse a Casa Branca.

Fonte: Channel News Asia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

‘Arubaitos’ do Sushiro entram em greve por aumento salarial

Publicado em 17 de março de 2023, em Economia

Além dos trabalhadores não regulares do Sushiro, os da Amazon, call center da KDDI e outras também pretendem fazer greve.

Strike, palavra em inglês que significa greve (The Blue Diamond Gallery)

Os trabalhadores considerados não regulares, os chamados arubaitos, da principal rede de sushi, o Sushiro, anunciaram que farão greve para reivindicar aumento do salário por hora, entre sexta-feira (17) e domingo (19). 

Publicidade

Eles realizaram negociações por 3 vezes, desde o ano passado, pedindo aumento do salário por hora, mas a empresa operadora Akindo Sushiro ainda não se manifestou positivamente.  

Em geral, nessa época, as negociações da chamada batalha de primavera, entre os sindicatos dos trabalhadores regulares e as grandes empresas e indústrias, já foi resolvido. Mas, os trabalhadores não regulares, em geral, não entram nessa batalha, por isso, foi criado o Restaurant Union no ano passado. Assim, os arubaitos da rede Sushiro farão a greve para exigir um “aumento de 10% ou mais do salário por hora”. A greve não será em todo país, mas nas lojas de Tóquio, Saitama e Miyagi, em determinados horários.

Arubaitos da Amazon, call center da KDDI e ABC Mart

Nessa batalha de primavera, os trabalhadores não regulares ficam de fora por não estarem filiados a nenhum sindicato e a grande maioria não consegue a melhoria salarial mesmo diante do aumento do custo de vida, como acontece este ano.

Atualmente, 16 sindicatos individuais de todo o país participam do Comitê Executivo da Batalha da Primavera 2023 para Não Regulares, e cerca de 300 arubaitos pertencentes a eles estão conduzindo negociações com 36 empresas.

Assim, os trabalhadores não regulares de grandes empresas como Amazon, Evolva (call center da KDDI), ABC Mart e outras, pretendem entrar em greve. Os da Amazon devem iniciar a greve no final de semana.

Nas negociações trabalhistas da primavera com o ABC Mart, que cortou os salários de alguns arubaitos, os trabalhadores e a administração chegaram a um acordo para retirar completamente esses cortes salariais. Com base nisso, espera-se que as duas partes discutam seriamente o aumento salarial

Arubaitos de grandes empresas terão aumento salarial

Empresas como Aeon e Oriental Land, operadora dos parques Disney no Japão, divulgaram amplamente os aumentos salariais extensivos aos arubaitos, por isso, o ímpeto para o aumento por parte dos trabalhadores não regulares está aumentando.

Além disso, a Tokyo Shoko Research anunciou os resultados de uma pesquisa mostrando que a maioria das empresas respondeu que pretende implementar aumento salarial para os trabalhadores não regulares, mas ainda são poucas.

Fontes: NPO Posse e Bengoshi.com

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!