Cidade em Kanagawa se torna a 1ª no Japão a usar ChatGPT

A cidade de Yokosuka tem a intenção de usar a ferramenta em linha com a típica política de segurança da OpenAI.

O ChatGPT pode responder a questões e auxiliar em tarefas com escrever emails, dissertações e códigos (banco de imagens)

A cidade de Yokosuka (Kanagawa) tem alguns créditos para fama: é lar para uma principal base naval dos EUA, é o local de nascimento do primeiro-ministro Junichiro Koizumi e ela empresta seu nome para uma variação local de carê japonês.

Publicidade

Na quinta-feira (20), ela definiu um novo crédito como o primeiro município no país a usar o ChatGPT em seus escritórios municipais.

Cerca de 4 mil funcionários no escritório do governo municipal de Yokosuka começaram a usar inteligência artificial comandada por chatbot (programa de computador), que foi criado pela empresa OpenAI no fim do ano passado, para um teste de um mês em esforços destinados a melhorar operações.

“Com a população diminuindo, o número de funcionários está limitado. Entretanto, há muitos desafios administrativos”, disse Takayuki Samukawa, representante de relações públicas no departamento de gestão digital de Yokosuka.

“Então, visamos empregar ferramentas úteis de tecnologia da informação e comunicação, como o ChatGPT, para liberar recursos humanos para coisas que podem ser feitas apenas em formato pessoal”.

A ação ocorre após a visita do CEO da OpenAI, Sam Altman, ao Japão, que incluiu uma reunião com o primeiro-ministro Fumio Kishida no início deste mês. Altman também anunciou que tem planos de abrir um escritório no Japão no futuro próximo.

Enquanto o uso de chatbots levanta preocupações com questões de segurança, a cidade de Yokosuka também levou em consideração receios do público sobre vazamentos em potencial de informação pessoal por seus funcionários humanos.

Entretanto, Samukawa garantiu que a cidade de Yokosuka tem a intenção de usar a ferramenta em linha com a típica política de segurança da OpenAI.

Em relação a outros municípios podendo seguir a liderança de Yokosuka no uso do ChatGPT para auxílio administrativo, Samukawa disse que a cidade não tem intenção de servir como exemplo para outros governos locais no Japão.

“Apenas aconteceu de ser o tempo certo”, disse ele. “Depende de cada município pensar sobre como eles podem usar essas ferramentas”.

O que é o ChatGPT

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, é uma ferramenta de processamento de linguagem natural conduzida por tecnologia de inteligência artificial a qual permite que você tenha conversas como humanos e muito mais com o chatbot (programa de computador).

O modelo de linguagem pode responder a questões e auxiliar em tarefas com escrever emails, dissertações e códigos.

Fonte: Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Expediente bancário no feriado e cuidado com o dos Correios

Publicado em 21 de abril de 2023, em Tome Nota

Se tem conta no Yucho, o banco dos Correios, veja o período em que estará de manutenção. Os demais bancos irão operar de acordo com o calendário.

ATMs dos megabancos (Wikimedia)

O período do feriado nacional chamado Golden Week no Japão, em 2023 é de 29 de abril a 5 de maio, mas com dois dias úteis no meio, 1.º e 2.

Publicidade

Em 29, sábado, se comemora o Dia Showa (昭和の日), depois há outras datas:

  • 3 de maio: Dia do Memorial da Constituição (憲法記念日)
  • 4 de maio: Dia do Verde (みどりの日)
  • 5 de maio: Dia da Criança ( こどもの日)

Calendário do feriado nacional Golden Week tem 2 dias úteis no meio (PM)

O Yucho Bank ou Banco dos Correios do Japão informa na sua página que não terá expediente no feriado, nem nos dias úteis, incluindo as ATMs, entre 23h55 de terça-feira (2) e 7h de sábado (6).

Portanto, quem tem conta deve efetuar as operações antes da interrupção dos serviços, como por exemplo, sacar o dinheiro para viajar.

Reprodução da informação publicada na página web do Yucho ou Banco dos Correios

Isso significa que nenhuma operação poderá ser feita para quem tem conta no Yucho, mesmo que seja através das ATMs operadas em conjunto nas lojas de conveniência e supermercados.

Outros bancos

Os megabancos e outros trabalharão normalmente em 1.º e 2 de maio e suas ATMs funcionarão durante os dias em vermelho no calendário. Mas, cuidado com as operações nessas datas porque a taxa operacional será de feriado (mais cara).

Em relação ao Banco Rakuten, há um aviso de período de manutenção, entre 15h de 2 de maio e 8h30 de 8 de maio. Já o au Jibun Bank divulgou que a operação será normal. 

O melhor é consultar a página do banco que trabalha, com antecedência, para não ser pego de surpresa.

Reprodução do Rakuten Bank

Fontes: divulgação

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!