Gunma tem mais de 200 crianças estrangeiras fora da escola

A educação é um direito das crianças, independente da nacionalidade, mas há mais de 200 delas em Gunma.

Foto meramente ilustrativa de crianças na escola (WallpaperFlare)

Segundo o levantamento do Conselho de Educação da Província de Gunma, baseado no do Ministério da Educação, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT), em maio de 2022 são 233 crianças estrangeiras em idade escolar que não frequentam a escola.

Publicidade

Em relação ao ano anterior, 2021, houve um aumento de 5 crianças. Com base nesse resultado, o conselho fará esforços para compreender a situação real e incentivar os pais à matrícula dos seus filhos, nas escolas do primário e ginásio.

O ensino primário e ginasial no Japão é público e gratuito, um direito das crianças e dever dos pais em matriculá-las. Embora essa obrigatoriedade não se estenda aos filhos dos estrangeiros residentes, as crianças têm direito à educação.

Na província de Gunma são 3.999 crianças em idade escolar, mas não se sabe a situação de 193 delas, pois não foi possível estabelecer um contato, incluindo os casos de falta de contato pelo conselho municipal.

A pesquisa foi realizada pela primeira vez no Japão em 2019 e, nessa ocasião, havia 412 crianças na província de Gunma fora dos bancos escolares. 

Por isso, foi feito um esforço coletivo para conscientizar os pais da importância. E, no ano seguinte, o número caiu para 228.

“Nosso desafio é alcançar aqueles que não conseguimos contato ou que não foram pesquisados. Gostaríamos de promover esforços para conectar essas crianças com as escolas”, declarou um porta-voz do conselho provincial.

Fonte: Jomo News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Vaga-lumes na floresta urbana em Osaka

Publicado em 23 de maio de 2023, em Passeios Recomendados, Tome Nota, Turismo em Osaka

Por um período bem limitado os vaga-lumes irão encantar os visitantes na floresta urbana, no coração de Osaka.

Foto ilustrativa dos vaga-lumes na floresta (reprodução)

Já na 27.ª edição, a floresta urbana situada no subsolo do Umeda Sky Bldg., na área privilegiada da cidade de Osaka (província homônima), terá vaga-lumes para encantar os visitantes de todas as idades.

Publicidade

Os vaga-lumes Nipponoluciola cruciata são chamados de genjibotaru, de uma espécie encontrada no Japão, de cerca de 1,5 centímetro, o maior do país. Suas características são os olhos grandes e redondos, cor do corpo preta, mas os lados esquerdo e direito do tórax tem um tom de rosa e tem um padrão preto em forma de cruz no centro.

Durante o período da pandemia o evento tão esperado não aconteceu. A floresta urbana tem cerca de 3,8 mil metros quadrados, onde há mais de 2 mil árvores, além de água limpa. Os especialistas em vaga-lumes verificam frequentemente o crescimento dos musgos e dos caracóis de água doce para manter um ambiente onde esses pirilampos encantadores possam se reproduzir naturalmente.

Floresta limpa e com ambiente propício aos vaga-lumes (reprodução)

Os vaga-lumes serão liberados a partir de sexta-feira (26).

Vaga-lumes no Umeda Sky Bldg.

Área do B1 onde tem a floresta, em frente ao hotel The Westin Osaka (reprodução)

  • Período: até 4 de junho, domingo
  • Horário: 19h30 às 22h 
  • Tickets: serão permitidas apenas 500 pessoas por dia, por isso, os ingressos serão distribuídos a partir das 18h para os primeiros a chegarem
  • Entrada: gratuita
  • Local: B1 do Sky Bldg. em Umeda (toque aqui para abrir o mapa)
Fonte: divulgação

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!