Óleo que não pode faltar em casa: é um ‘doutorzinho’

O óleo extraído de uma planta brasileira é procurado e consumido por pessoas do mundo, antenadas com a naturopatia. Veja que óleo é esse!

À esq. o óleo de copaíba e 3 gotinhas, e à dir. mulher saudável (PM e PxHere)

A naturopatia, ou medicina natural, usa de recursos da natureza para prevenção e tratamento. Os profissionais – médicos – usam abundantemente os óleos essenciais, chás, compressas e outros recursos, já comprovados pela ciência, para os mais diversos tratamentos.

Publicidade

Um deles é o óleo de copaíba. A resina extraída da árvore de copaíba, encontrada principalmente na região amazônica. Tem sido usado desde antigamente pelos índios e também pelo povo, por causa de suas propriedades medicinais e terapêuticas

O óleo de copaíba também é conhecido por suas propriedades antibacterianas e antifúngicas, o que o torna útil no tratamento de infecções. Além disso, é um antisséptico natural que pode ajudar a prevenir infecções.

Ajuda a melhorar a saúde da pele pois tem propriedades hidratantes e pode ajudar a reduzir a inflamação da pele. Além disso, é rico em antioxidantes, que podem ajudar a proteger a pele dos danos causados pelos radicais livres.

O óleo de copaíba tem propriedades expectorantes e pode ajudar a aliviar a tosse e a congestão nasal. Além disso, é um anti-inflamatório natural que pode ajudar a reduzir a inflamação nos pulmões e nas vias respiratórias. 

Esse óleo está sendo comparado, em termos de eficiência, ao CBD, que nada mais é do que o canabidiol, extraído da cannabis sativa, sem o alucinógeno THC. Hoje em dia há vários produtos no mercado, desde refrigerantes, balas, gomas, óleos para ingerir e outros.

“Eu uso o óleo de copaíba para dar um up no meu sistema imune. Diariamente consumo 3 a 5 gotas misturadas a uma colher de sopa do óleo de linhaça, rico em ácidos graxos essenciais ômega 3 e ômega 6, os quais têm propriedades anti-inflamatórias e é antioxidante”, relatou uma das pessoas da redação do Portal Mie.

Em resumo, as principais propriedades do óleo de copaíba são:  

  1. Redução da inflamação
  2. Alívio da dor
  3. Melhora a saúde da pele
  4. Tratamento de infecções
  5. Fortalecimento do sistema imunológico
  6. Melhora da saúde respiratória
  7. Tratamento de problemas gastrointestinais
  8. Prevenção de doenças cardíacas
  9. Melhora da saúde oral
  10. Tratamento de problemas urinários
  11. Contra a ansiedade

Cartilha sobre esse poderoso óleo, grátis

Esse óleo é tão bom que o docente do Curso de Biomedicina Prof. Carlos Henrique G. Martins, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas – PPIPA, Mariana Brentini Santiago e a Profa. Raquel Alves, da Universidade de Franca, lançaram o “Guia das copaíbas: pra quê serve?”, em PDF para disponibilizar a todos para que conheçam esse alimento e medicamento natural do Brasil. Para ler toque aqui.

Onde encontrar o óleo de copaíba no Japão

Por ser tão famoso e pelas suas propriedades curativas, ele pode ser encontrado na Amazon, pronto para ingerir as gotinhas (não exagere!), mas gestantes e lactantes não devem consumir nem usá-lo na pele, ou também para uso externo.

Para usar como suplemento e para a aplicação externa

Somente para aplicação externa

Lembrando que deve ser diluído em um óleo carreador como o de amêndoas, coco, de sementes de uva e outros. A proporção é para cada 15 ml de óleo carreador e 2 a 3 gotinhas do óleo de copaíba. Ideal para massagem, para aplicar no rosto, para evitar picadas de insetos ou depois da picada.

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Como superar a saudade da família que ficou no Brasil?

Publicado em 6 de maio de 2023, em Psicóloga Flavia Shiroma de Paula

Distância e saudade: como lidar com a falta de entes queridos que ficaram no Brasil.

A saudade dos entes queridos é um grande desafio para quem está no Japão. (ilustrativa)

A saudade da família é uma das queixas mais recorrentes quando atendo pacientes online. Normalmente são as dificuldades financeiras ou o sonho de uma vida melhor que fazem com que muitos brasileiros abram mão de alguns anos de convivência em família para dar lugar a muito trabalho, saudade e aperto no peito.

Publicidade

A saudade também é sentida com relação aos amigos, à rotina que tinha no Brasil, saudade do antigo trabalho, dos lugares onde praticava algum esporte, enfim, a saudade pode estar relacionada a qualquer pessoa ou coisa que você goste muito e se distanciou.

E não é só com a saudade que os brasileiros devem lidar. Além dessa angústia (e até sentimentos de culpa), a mãe ou o pai que deixam seus filhos (irmãos, pais e amigos) no Brasil também têm que lidar com a adaptação a uma nova cultura e idioma.

São muitos sentimentos para administrarem e, somados à correria da rotina intensa de trabalho, muitos não conseguem lidar com essa avalanche de uma “nova vida” (mesmo que temporária), aumentando as chances de desenvolverem crises de ansiedade ou outros sofrimentos emocionais.

Por isso, seguem algumas dicas para ajudar a superar esta saudade:

  • Esforce-se para manter contato com seus familiares e/ou amigos no Brasil. Faça uso da tecnologia atual que permite que vocês se comuniquem de forma muito mais fácil. Antigamente, só era possível se comunicar através de ligações telefônicas internacionais. Hoje há muitas opções de comunicação!
  • Distraia a sua mente com atividades que lhe causem satisfação e momentos de prazer como caminhadas num parque lindo, começar um curso de fotografia, começar a colecionar algo, escrever poemas, meditar, etc. Assim, você ocupará seu tempo, distrairá a mente e se sentirá melhor.
  • Envolva-se mais na sua comunidade, participe de eventos, feiras; faça amizades, conheça pessoas! Isso pode ajudar a formar a sua rede de apoio!
  • Planeje visitar a sua família e amigos no Brasil e, se possível, marque uma data. Ter isso como uma das suas metas pode te deixar mais positivo.
  • Compartilhar o que sente com colegas que passam pela mesma situação também pode ser uma boa alternativa. Estudos afirmam que, saber que algum tipo de sofrimento não são sentidos somente por nós, causa uma sensação de pertencimento e acolhimento.
  • No caso dos pais, mantenha uma foto de seus filhos por perto, na bolsa ou na carteira. Olhar para eles durante o intervalo do trabalho, por exemplo, poderá te dar mais força e determinação para prosseguir com os seus objetivos.

Lembre-se: o objetivo não é eliminar a saudade (que muitas vezes incomoda), mas saber lidar com ela da melhor forma para não atrapalhar os seus planos de vida.

Como a psicoterapia pode ajudar?

A psicoterapia pode ser uma forma eficaz de lidar com a saudade da família. A comunicação online das sessões é segura e confidencial onde podemos explorar e processar os sentimentos mais difíceis.

Enquanto psicoterapeuta, auxilio na identificação e compreensão da saudade junto ao paciente e outros possíveis sentimentos que podem surgir como culpa, medo ou remorso, afinal de contas não se trata só da saudade, mas também de uma separação que, temporária ou não, quase sempre causa sofrimento.

Portanto, sinta-se a vontade para entrar em contato para iniciar a sua psicoterapia. Tenha um momento exclusivo para você com todo sigilo e discrição.

Psicóloga Flavia Shiroma de Paula (toque para conectar no Instagram) ou (toque para conectar no Whatsapp)

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!