Prefeitura da cidade sede da TSMC se prepara para atender estrangeiros

A prefeitura da cidade já inaugurou uma seção para atender os residentes estrangeiros e passar orientações do cotidiano.

A residente americana convidada pela prefeitura na estreia da nova seção (Kumanichi)

A gigante mundial dos semicondutores, TSMC, se instalará na cidade de Kikuyo (Kumamoto), e junto com ela outras empresas deverão construir suas unidades. 

Publicidade

Antecipando-se à vinda de mais trabalhadores, a Prefeitura de Kikuyo abriu uma seção de atendimento aos residentes estrangeiros, na segunda-feira (29), no piso térreo do prédio principal.

Com o objetivo de criar uma cidade que seja fácil para os estrangeiros viverem, a prefeitura está fortalecendo sua prontidão para recebê-los, inclusive criando um guia do cotidiano em vários idiomas.

Os funcionários que falam inglês e chinês já estão atendendo na nova seção das 9h às 17h. Às terças e quintas o atendimento é nos dois idiomas, enquanto o de inglês é na segunda, quarta e sexta-feira.

No dia da estreia, uma cidadã americana, 49, que reside na cidade há mais de 20 anos, foi convidada para vivenciar os procedimentos e fazer um treinamento com os funcionários.

“Quando cheguei havia muitas coisas que não entendia. Acho que se tiver alguém para ensinar, ajuda muito”, elogiou.  

Além disso, em junho começará a oferecer aulas de japonês para os estrangeiros, no salão público central.

Segundo a prefeitura, até o final de abril, são 559 residentes estrangeiros de 29 países e regiões, incluindo China e Vietnã. Em 31 de março, a população da cidade era de 43.673 habitantes.

Espera-se que com a instalação da TSMC, o número de residentes estrangeiros aumente.

O movimento para criar uma sociedade onde os estrangeiros possam se integrar facilmente se estendeu para o setor privado e em abril foi criada uma organização de intercâmbio.  

Localização da cidade de Kikuyo na província de Kumamoto (reprodução do Google Maps)

Fonte: Kumanichi 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Treinamento para intérpretes das crianças estrangeiras com transtornos do desenvolvimento

Publicado em 30 de maio de 2023, em Sociedade

Foi realizado, em Mie, o primeiro dia de treinamento de intérpretes para as crianças estrangeiras com transtornos de desenvolvimento.

Imagem ilustrativa (PM)

Para o auxílio das crianças estrangeiras com ou suspeitas de transtornos de desenvolvimento iniciou-se no sábado (27), na cidade de Tsu (Mie), um programa de treinamento para profissionalização dos intérpretes.

Publicidade

O treinamento está sendo realizado pela Fundação de Intercâmbio Internacional de Mie (MIEF) e neste ano fiscal conta com a participação de intérpretes dos idiomas português, vietnamita, espanhol e filipino.

No primeiro dia de treinamento se reuniram 18 intérpretes, entre brasileiros e filipinos. “Fazer o trabalho de intérprete para as crianças com transtornos de desenvolvimento é uma tarefa delicada que afeta o futuro delas, por isso é importante ter empatia com elas”, explicou o professor Akio Nishimura (西村明夫), também diretor representante da Associação de Apoio à Interpretação de Assuntos Públicos do Japão (Cots).

Os participantes ouviram atentamente e fizeram anotações durante a explicação do diretor Nishimura, o qual falou da prioridade na compreensão do cenário e da cultura da criança e do seu tutor, bem como ouvir as opiniões das partes sem contestá-las.

Uma participante brasileira, na faixa dos 40 anos disse: “Aprendi sobre como fazer uma interpretação correta e sobre a obrigatoriedade da confidencialidade. A partir de agora quero trabalhar fazendo a conexão entre os estrangeiros e os profissionais da área de saúde”.

Serão mais três dias de treinamento e depois os participantes poderão trabalhar em instituições médicas e repartições públicas como intérpretes para as crianças com ou suspeita de um dos transtornos de desenvolvimento.

Segundo o MSD, os distúrbios do desenvolvimento são:

  • Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • Transtornos do espectro autista (TEA)
  • Dificuldades de aprendizagem, como dislexia e deficiências em outras áreas acadêmicas
  • Deficiência intelectual
  • Síndrome de Rett e outros
Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!