Tufão Mawar muda o curso: longo tempo sobre Okinawa e muda o tempo do país

O segundo tufão do ano continua muito forte e deverá cobrir Okinawa, depois é possível que siga para o arquipélago principal.

O círculo colorido é o tufão Mawar, já afetando Ishigaki e Miyako em Okinawa (reprodução do Windy)

Na segunda-feira (29), o tufão Mawar, o segundo do ano, continua grande e classificado como muito forte, com 950hPa e com raios de 800 km de vento no lado leste, mais 500 km no lado oeste, segundo informações da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ). 

Publicidade

O Mawar, atualmente a leste das Filipinas, se move lentamente, a 10km/h, deverá fazer um curso em direção às ilhas da província de Okinawa, já a partir de terça-feira (30), quando cobre as ilhas.

Portanto, entre 31 de maio e 3 de junho Okinawa ficará sob a área de forte tempestade do tufão. Por isso, a recomendação é de preparativos antes de sua chegada.

Além disso, por causa dessa aproximação, com forte umidade, há risco de chuvas fortes em todo o arquipélago do Japão a partir de terça-feira (30). Especialmente na costa do Mar do Japão, há possibilidade de chuva de 30 milímetros por hora.

Tufão Mawar poderá seguir para o arquipélago principal na próxima semana (AMJ)

Fontes: AMJ, WeatherNews e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Coreia do Norte notifica Japão sobre lançamento de satélite espião

Publicado em 29 de maio de 2023, em Ásia

O escritório do primeiro-ministro japonês pediu à Coreia do Norte que evitasse o lançamento e disse que trabalharia de perto com aliados.

A Coreia do Norte também realizou uma série de testes de mísseis e armas nos últimos meses (banco de imagens)

A Coreia do Norte notificou o Japão sobre um plano de lançar um satélite entre 31 de maio e 11 de junho, disse nesta segunda-feira (29) um responsável da Guarda Costeira japonesa.

Publicidade

Analistas dizem que o satélite militar faz parte de esforços nucleares da Coreia do Norte para avançar em tecnologia de vigilância, incluindo drones, a fim de melhorar sua habilidade de atingir alvos no caso de um conflito.

A Coreia do Norte também realizou uma série de testes de mísseis e armas nos últimos meses, incluindo um novo míssil balístico intercontinental de combustível sólido.

O escritório do primeiro-ministro japonês pediu à Coreia do Norte que evitasse o lançamento e disse que trabalharia de perto com aliados.

“Estamos pedindo fortemente que a Coreia do Norte evite o lançamento”, disse no Twitter o escritório do primeiro-ministro, acrescentando que cooperaria “com países relevantes como EUA e Coreia do Sul”.

A Coreia do Norte disse que havia concluído o trabalho em seu primeiro satélite espião. O líder norte-coreano, Kim Jong-un, inspecionou neste mês uma instalação de satélite militar, divulgou a Agência Central de Notícia da Coreia (KCNA).

Anteriormente, a mídia norte-coreana criticou planos da Coreia do Sul, EUA e Japão de compartilhar dados em tempo real sobre os lançamentos de mísseis de Pyongyang, descrevendo que os três estavam discutindo “medidas sinistras” para endurecer cooperação militar.

Fonte: Yomiuri

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!