Ampliação para 11 campos de trabalho, do visto de qualificações específicas

O governo anunciou a ampliação do visto ‘tokukei gino nigo’, com a intenção de atrair mais trabalhadores estrangeiros, com a possibilidade de obtenção do visto permanente.

À esq. trabalhador no aeroporto (Wikimedia) e à dir. trabalho na agricultura (Wallpaper Flare)

Depois do anúncio da revisão do visto para yonsei, o governo decidiu em reunião de gabinete, na sexta-feira (9), ampliar o escopo do status de residência dos trabalhadores estrangeiros, chamado de 特定技能 2号 (lê-se tokutei gino nigo), ou seja, dos trabalhos qualificados específicos de número 2, dos atuais dois para 11 campos. 

Publicidade

O objetivo é resolver a escassez de mão de obra de cada setor, que se agrava devido à queda da natalidade e ao envelhecimento da população. Futuramente, a meta será acrescida por revisão da portaria do Ministério da Justiça do Japão (MOJ).

Atualmente são 12 campos para esse tipo de visto da categoria 1, com prazo máximo de permanência de 5 anos, sendo que os segmentos da construção civil e da construção naval/indústria naval estão também incluídos no número 2.

Com essa decisão, mais 9 campos, como limpeza dos prédios, manutenção dos automóveis, agricultura, pesca, aviação, restaurantes e outros foram adicionados.

Não há limite para a renovação do visto de residência para a categoria 2, portanto, é possível a obtenção do permanente e trazer a sua família.

Para obtenção desse visto será preciso que o trabalhador estrangeiro da categoria 1 seja aprovado no exame. Os exames dessas 9 áreas acrescentadas começarão neste outono, sendo que os aprovados poderão mudar seus vistos de residência para a categoria 2 já a partir de maio de 2024. Mas, o desafio para conseguir isso é grande porque as habilidades exigidas são bastante elevadas.

De acordo com a Agência dos Serviços de Imigração, até o final de março, havia 154.864 residentes da categoria 1 e apenas 11 da categoria 2.

Paralelamente à essa ampliação, o governo pretende extinguir o programa de estagiários técnicos, criando um novo sistema para assegurar os recursos humanos do exterior.

“Com base na grave escassez de mão de obra, é importante que o Japão se torne um país atraente para trabalhar”, disse Fumio Kishida, o primeiro-ministro.  

Fontes: NHK, Yomiuri e Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Fenômeno El Niño de volta e o impacto no Japão

Publicado em 9 de junho de 2023, em Tempo

O El Niño está de volta depois de 4 anos e boa parte do mundo poderá ter consequências de mudanças climáticas.

Foto ilustrativa de oceano (Negative Space)

Na sexta-feira (9) a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou que o fenômeno El Niño está de volta depois de 4 anos e que a probabilidade dele continuar até o outono é de 90%.

Publicidade

Como se sabe, esse fenômeno se origina no Oceano Pacífico, ao longo da linha do Equador. A diferença da temperatura da superfície do mar em relação ao valor de referência na área de monitoramento do El Niño em maio foi de +1,1°C.

A temperatura da superfície da água poderá subir ainda mais, a causa das mudanças climáticas, não só no Japão, mas em diversos países do mundo. Ele impacta nos furacões e também nos ciclones e tufões no Pacífico. Poderá causar uma seca intensa, desde a América Central até o norte e nordeste do Brasil.

No Japão, as temperaturas durante o verão poderão ficar mais elevadas no leste do país (de Hokkaido a Kanto) e em Okinawa, e mais brandas no restante das regiões. No passado já ocorreram casos de danos à agricultura por falta de luz solar, o que poderá acontecer no norte do país, banhado pelo Oceano Pacífico

Outro detalhe é que a estação chuvosa poderá terminar mais tarde do que o normal. O local de formação dos tufões muda para o sudeste e sua pressão central tem a tendência de ser mais baixa no verão, porém a vida útil tende a ser longa no outono.

Fontes: AMJ, WeatherMap e Sankei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!