Página excluída do sistema

A página solicitada foi movida ou excluída

Desculpe, a página solicitada foi excluída do sistema... Por diversos motivos, alguns conteúdos são excluídos após algum tempo.

As seções principais do Portal Mie (clique para abrir):

- HOME - página inicial

- NOTÍCIAS DO JAPÃO E DO MUNDO

- EMPREGOS NO JAPÃO

- EVENTOS E FOTOS PORTAL MIE

- MAGAZINE PORTAL MIE

- AGENDA DE EVENTOS

Por favor utilize a busca do Portal Mie para encontrar outros itens com este mesmo tema.

Publicidade

+ lidas agora

> >

--

Ampliação para 11 campos de trabalho, do visto de qualificações específicas

Publicado em 9 de junho de 2023, em Política

O governo anunciou a ampliação do visto ‘tokukei gino nigo’, com a intenção de atrair mais trabalhadores estrangeiros, com a possibilidade de obtenção do visto permanente.

À esq. trabalhador no aeroporto (Wikimedia) e à dir. trabalho na agricultura (Wallpaper Flare)

Depois do anúncio da revisão do visto para yonsei, o governo decidiu em reunião de gabinete, na sexta-feira (9), ampliar o escopo do status de residência dos trabalhadores estrangeiros, chamado de 特定技能 2号 (lê-se tokutei gino nigo), ou seja, dos trabalhos qualificados específicos de número 2, dos atuais dois para 11 campos. 

Publicidade

O objetivo é resolver a escassez de mão de obra de cada setor, que se agrava devido à queda da natalidade e ao envelhecimento da população. Futuramente, a meta será acrescida por revisão da portaria do Ministério da Justiça do Japão (MOJ).

Atualmente são 12 campos para esse tipo de visto da categoria 1, com prazo máximo de permanência de 5 anos, sendo que os segmentos da construção civil e da construção naval/indústria naval estão também incluídos no número 2.

Com essa decisão, mais 9 campos, como limpeza dos prédios, manutenção dos automóveis, agricultura, pesca, aviação, restaurantes e outros foram adicionados.

Não há limite para a renovação do visto de residência para a categoria 2, portanto, é possível a obtenção do permanente e trazer a sua família.

Para obtenção desse visto será preciso que o trabalhador estrangeiro da categoria 1 seja aprovado no exame. Os exames dessas 9 áreas acrescentadas começarão neste outono, sendo que os aprovados poderão mudar seus vistos de residência para a categoria 2 já a partir de maio de 2024. Mas, o desafio para conseguir isso é grande porque as habilidades exigidas são bastante elevadas.

De acordo com a Agência dos Serviços de Imigração, até o final de março, havia 154.864 residentes da categoria 1 e apenas 11 da categoria 2.

Paralelamente à essa ampliação, o governo pretende extinguir o programa de estagiários técnicos, criando um novo sistema para assegurar os recursos humanos do exterior.

“Com base na grave escassez de mão de obra, é importante que o Japão se torne um país atraente para trabalhar”, disse Fumio Kishida, o primeiro-ministro.  

Fontes: NHK, Yomiuri e Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!