Cientistas brasileiros desenvolvem vacina contra vício em crack e cocaína

Produzida por pesquisadores na UFMG, a vacina previne que a droga chegue ao cérebro dos pacientes e protege fetos de gestantes viciadas, de acordo com testes pré-clínicos.

Ilustrativa (banco de imagens)

Uma vacina que está sendo desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) promete tratar o vício da cocaína e de seus derivados, como o crack.

Publicidade

Em estudos desde 2015, o medicamento, chamado Calixcoca, já passou por testes pré-clínicos com ratos, em que a produção de anticorpos anticocaína nos corpos dos animais foi observada.

Agora, os pesquisadores estão buscando recursos para iniciar testes em humanos. Em ensaios com ratos, os anticorpos produzidos pela Calixcoca evitaram, por meio de molécula sintética, que a cocaína vencesse a barreira sangue-cérebro dos pacientes, ou seja, de ser levada pelo sangue até o sistema nervoso central, alcançando o cérebro.

“Acreditamos que, como nos modelos animais, em humanos esse efeito previne a percepção dos efeitos da droga, e, portanto, o paciente não reativa o circuito cerebral que leva à compulsão pela droga”, explica Frederico Garcia, pesquisador responsável pelo desenvolvimento da vacina anticocaína e professor no Departamento de Saúde Mental na Faculdade de Medicina da UFMG.

A ideia para o desenvolvimento da vacina partiu precisamente do sofrimento de gestantes viciadas em crack que chegavam à clínica de pacientes ambulatoriais da universidade.

“Elas sofrem muito com o conflito de tentar proteger seus bebês e a compulsão pela droga”.

Na época, falei com o professor Angelo de Fátima, do departamento de Química na UFMG, que conseguiu construir essa nova molécula que estamos desenvolvendo”, acrescenta Garcia.

De acordo com Garcia, há pelo menos outras duas instituições desenvolvendo vacinas similares para o tratamento de dependência química, a Johns Cristal e a Georg Koob, ambas nos EUA.

Fonte: Portugal Posten

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Trabalhador estrangeiro morre ao cair do andaime

Publicado em 12 de junho de 2023, em Acidentes

O acidente fatal ocorreu durante a desmontagem de um andaime após a conclusão da obra de reparo do prédio.

Andaime instalado no prédio, o qual estava sendo desmontado quando o trabalhador caiu (JNN)

Segundo a polícia, por volta das 16h de sexta-feira (10), um trabalhador caiu do andaime, de uma altura de 20 metros, o que foi visto por um colega que chamou o socorro.

Publicidade

O acidente ocorreu durante a desmontagem do andaime instalado para a reparação das paredes externas de um prédio habitacional, na cidade de Kure (Hiroshima). Antes da queda ouviu-se um forte barulho de canos se desprendendo.

O trabalhador que caiu foi identificado como chinês, de 29 anos, residente em Higashi-ku, cidade de Hiroshima (província homônima). Ele teve fortes lesões cranianas e em outras partes do corpo, e foi imediatamente transportado para o hospital, onde a morte foi confirmada

O acidente de trabalho está sendo investigado pela polícia para averiguar as circunstâncias e que tipo de medidas de segurança foram tomadas, embora o trabalhador estivesse usando capacete.

Fontes: JNN e Chugoku Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!