Novas cédulas de iene entrarão em circulação em julho de 2024 (NHK)
O Ministério das Finanças e o Banco do Japão dizem que planejam colocar em circulação 3 tipos de notas bancárias em julho de 2024 com as tecnologias mais recentes antifalsificação.
Publicidade
Shunichi Suzuki, o ministro das Finanças do Japão, fez o anúncio após inspecionar o Departamento Nacional de Impressão em Tóquio na quarta-feira (28).
Ele disse que a circulação de novas notas deve começar na primeira metade de julho do ano que vem e pediu a instituições financeiras e empresas do setor privado para continuar suas preparações.
A frente da nova nota de 10 mil ienes terá Eiichi Shibusawa, que é chamado de pai da economia japonesa moderna.
A nova nota de 5 mil ienes destacará Umeko Tsuda, que foi a primeira mulher japonesa a estudar no exterior. Ela frequentou escolas nos EUA.
A de mil ienes terá um retrato de Shibasaburo Kitasato, um bacteriologista que desenvolveu cura para o tétano.
Tecnologias de ponta para prevenir falsificação incluem o primeiro holograma do mundo que faz os retratos parecerem se mover tridimensionalmente quando as notas são inclinadas.
As marcas d’água destacam não apenas os retratos, mas também padrões de alta definição criados ao mudar levemente a espessura do papel.
O governo planeja imprimir 4,53 milhões de novas notas até o fim de março do ano que vem e colocar a quantidade necessária delas em circulação com início em julho.
Fonte: NHK