Ucrânia acusa Rússia de ‘ecocídio’ após destruição de grande represa

Residentes que moram nas proximidades da Represa Nova Kakhova no Rio Dnipro em Kherson foram orientadas a ‘fazer tudo que puderem para salvar suas vidas’.

A Represa Nova Kakhova foi destruída (Facebook/The New Voice of Ukraine)

Uma grande represa na região sul da Ucrânia ocupada pelos russos foi destruída na manhã desta terça-feira (6), levando a evacuações em massa e temores de devastação em grande escala enquanto o país acusou as forças de Moscou de cometer um ato de “ecocídio”.

Publicidade

Residentes que moram nas proximidades da Represa Nova Kakhova no Rio Dnipro em Kherson foram orientadas a “fazer tudo que puderem para salvar suas vidas”, de acordo com o chefe da administração da região militar de Kherson da Ucrânia, enquanto vídeos mostram um dilúvio fluindo de uma fissura na represa.

Dois vídeos publicados na mídia social e geolocalizados pelo site do CNN mostraram as laterais da represa destruída e torrentes de água fluindo para o rio. Várias construções na entrada da represa também foram extremamente destruídas.

A grande represa Nova Kakhova se estende pelo Rio Dnipro, uma grande hidrovia que passa pelo sudeste da Ucrânia e há muitas vilas e cidades em seu caminho, incluindo Kherson, que tinha aproximadamente 300 mil habitantes antes da invasão de Moscou.

O Comando Operacional Sul da Ucrânia confirmou nesta terça-feira a destruição da represa em um post em sua página oficial no Facebook, dizendo que estavam avaliando a escala dos danos e calculando áreas prováveis de inundação.

O presidente Volodymyr Zelenksy realizará uma reunião de emergência do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia.

“Isso é ecocídio”, disse Andir Yermak, chefe do Escritório do Presidente da Ucrânia, sobre a destruição da represa.

“Os russos serão responsabilizados pela possível privação de água potável para pessoas na região de Kherson e na Crimeia, a possível destruição de assentamentos e a biosfera”, disse Yermak.

A represa é uma parte de infraestrutura fundamental, mantendo 18 quilômetros cúbicos no Reservatório Kakhovka. Ela abastece água para grande parte da Ucrânia e península crimeia que foi anexada pela Rússia em 2014.

Ela também abastece água para a planta nuclear de Zaporizhzhia, que fica rio acima e também está sob controle russo.

Fonte: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Dois vietnamitas presos por sequestro de conterrâneo, com sadismo

Publicado em 6 de junho de 2023, em Crime

Sob ameaça à vítima imobilizada, teriam exigido resgate aos familiares no Vietnã, ameaçando “tirar um dedo a cada 5 minutos”.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!