Forte terremoto de 6,8 em Vanuatu

O forte terremoto foi perto de uma das ilhas de Vanuatu, país da Oceania.

O ponto vermelho indica o epicentro do forte terremoto (USGS)

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou sobre a ocorrência de um terremoto de magnitude 6,8 em Vanuatu, às 23h44 de quarta-feira (26) no horário local (21h44 no horário Tóquio).

Publicidade

O epicentro do abalo sísmico foi a 95 quilômetros de Port Olry, na Ilha de Espiritu Santo, a 10 quilômetros de profundidade.

O U.S. Tsunami Warning System informou que não há perigo de desencadear um tsunami, confirmado também pelo Departamento de Meteorologia da Austrália, publicado no X’s (Twitter), logo após o terremoto.

Até as 22h (horário Tóquio) não havia informação de danos humanos e materiais.

Vanuatu é um país da Oceania composto de 83 ilhas, situado no Oceano Pacífico, com uma população de 326.740 habitantes.

Fontes: USGS, News Digest, Tsunami e World Data 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Roedor gigante é capturado no ‘conbini’

Publicado em 26 de julho de 2023, em Sociedade

O roedor gigante é uma espécie em extinção, por isso, depois de capturado foi devolvido para o seu habitat natural, a floresta.

Foto ilustrativa do roedor designado monumento natural do Japão (Wikimedia)

A porta de uma loja de conveniência, Maruichi Shoten, estava aberta e o dono viu quando um roedor gigante entrou e lá ficou. 

Publicidade

Segundo seu relato, foi na noite de quarta-feira da semana retrasada, ou 12 de julho. “Pensei que fosse um rato grande, por isso, instalei uma ratoeira, mas ele é inteligente e desviava dela”, disse o dono.

Como o suposto ratão não saía da loja, tampouco conseguia capturá-lo, o dono contratou uma empresa especializada, a qual montou uma armadilha de gaiola. 

Daí sim capturado, foi quando finalmente soube que não era um ratão e sim o roedor Diplothrix legata, da família Muridae, chamado de ケナガネズミ, kenaga-nezumi, em japonês. A loja de conveniência fica na cidade e ilha de Amami, em Amami Ooshima (Kagoshima).

Soube também que é uma espécie animal designada como monumento natural nacional, pela sua natureza única. Esse tipo de roedor só existe no Japão, em Amami e Okinawa, tem hábitos noturnos e é raro

Roedor de 30 centímetros dentro da gaiola, antes de ser entregue à prefeitura (MBC)

O animal capturado tem cerca de 30 centímetros e segundo o dono da loja de conveniência, se alimentou bem nesse período em que ficou na loja. “Foram cerca de 4 mil ienes em arroz e outras comidas”, disse.

A gaiola com o animal raro foi entregue no dia seguinte à captura, terça-feira (25), a um funcionário da prefeitura que foi buscá-la. Esse, por sua vez, relatou que o rabo estava com cor esbranquiçada, o que indica se tratar de um com idade avançada e, foi devidamente devolvido à floresta, seu habitat natural.

Fonte: MBC

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!