Tufão Khanun assola Kyushu e há possibilidade do 7.º estragar o feriadão

O sexto tufão do ano está assolando o sul de Kyushu e parte de Shikoku. Mas, o Lan merece atenção, pois dependo do curso poderá prejudicar o feriado de Obon.

Além de assolar o sul de Kyushu, o tufão Khanun é a causa da chuva em ampla área na quarta-feira, conforme os pontos azuis (AMJ)

O tufão Khanun, de número 6, está assolando as províncias do sul de Kyushu e também as de Shikoku, na quarta-feira (9). Na cidade de Makurazaki (Kagoshima) foi registrada uma rajada de vento de 41,8 metros por segundo (150km/h), na manhã desse dia. 

Publicidade

A população das províncias do sul de Kyushu e de Shikoku estão sob estrita vigilância com a tempestade, pois o tufão segue um curso em direção à Coreia do Sul, de forma lenta, a 15km/h.

7.º tufão pode estragar os planos do feriado 

Dois tufões e a previsão dos respectivos cursos (AMJ)

O feriado de Obon para grande parte da população é entre 11 e 16 de agosto, quando as pessoas costumam viajar para voltar à sua terra natal ou para lazer, para relaxar.

Pois, o tufão Lan, que ainda está a 310km da Ilha Chichi ou Ilha Peel, poderá se aproximar de uma vasta área englobando as regiões Kinki, Tokai e Kanto, na segunda-feira (14), feriado. 

Dependendo das condições climáticas, o tufão Lan poderá mudar seu curso. Porém, é conveniente ficar atento ao seu curso, pois poderá ser um da categoria forte e com diâmetro de 500 quilômetros de área de tempestade

Nesse caso, é conveniente que se tome todos os cuidados preventivos antes de sua aproximação.

Previsão para 12h de segunda-feira (14), do tufão Lan, cobrindo Kinki, Tokai e Kanto com sua área de tempestade (reprodução do Windy)

Fontes: JNN, WeatherMap, Windy e AMJ

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mais de 40% das mulheres no Japão nascidas em 2005 podem acabar não tendo filhos

Publicado em 9 de agosto de 2023, em Sociedade

Até 42% das mulheres japonesas nascidas em 2005 podem acabar não tendo filhos em suas vidas, de acordo com uma estimativa do governo.

A proporção de pessoas sem filhos está aumentando em outras economias desenvolvidas também (ilustrativa/banco de imagens)

Uma porcentagem excepcionalmente alta de mulheres no Japão que estão escolhendo não ter filhos poderia prejudicar a saúde financeira do programa de segurança social da nação.

Publicidade

Até 42% das mulheres japonesas nascidas em 2005 podem acabar não tendo filhos em suas vidas, de acordo com uma estimativa do governo, uma alta porcentagem que poderia ameaçar o futuro do programa de segurança social do país.

O Instituto Nacional de População e Segurança Social do Japão divulga a estimativa para mulheres nascidas em 2005 sob seu cenário de baixa taxa de natalidade. No cenário médio, 33,4% desse grupo passará os anos férteis sem ter filhos. No caso mais otimista, a taxa será de 24,6%.

A porcentagem é ainda maior para homens, que têm maior probabilidade de não casar do que as mulheres. Metade daqueles que têm 18 anos nunca terá filhos, estima o relatório.

A proporção de pessoas sem filhos está aumentando em outras economias desenvolvidas também, como EUA e Europa. Isso tem sido atribuído a uma mudança de valores, visto que mais pessoas focam em autorrealização do que ter filhos.

Nesses países, cerca de 10 a 20 por cento das mulheres nascidas em 1970 nunca tiveram filhos. A proporção no Japão é significantemente maior, a 27%, e poderia acabar em mais do que o dobro dos níveis no Ocidente se as taxas americana e europeia continuarem em seus níveis atuais.

O Japão também vem tentando criar um ambiente melhor para futuros pais com medidas, como suas reformas no estilo de trabalho.

Contudo, jovens estão se tornando menos interessados em casamento e filhos em meio a salários estagnados e incertezas profundas sobre o futuro. A Pesquisa Nacional de Fertilidade de 2021 do instituto revelou um aumento no número de jovens que não são casados que estão bem com a ideia de ficar solteiros para sempre.

Enquanto a China e a Coreia do Sul tenham registrado quedas nas taxas de nascimentos nos últimos vários anos, seus declínios começaram depois do Japão, que está entre os primeiros a enfrentar dificuldades com um aumento na população de adultos mais velhos sem filhos.

Fonte: Asia Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão