Decoração oriental: como aplicar na sua residência?

As cores vibrantes e os móveis baixos são algumas das características de países do Oriente.

Imagem: iStock

Se tem uma cultura que conquista muitas pessoas e se destaca entre tantas outras é a oriental. As decorações inspiradas nos países orientais reúnem elementos que fazem brilhar os olhos, além de trazer praticidade e tranquilidade através de elementos com uma harmonia sem igual e que se completam entre si.

Publicidade

As decorações são baseadas em países como Índia, Turquia, Tailândia, Malásia e principalmente Japão e China. Os elementos são marcados pelo uso de cores vibrantes e objetos místicos que mudam a energia dos lugares. Outro tópico importante nesse estilo de decoração é o minimalismo, um dos elementos-chave.

Uma casa com o estilo inspirado no Oriente pode usar diversos itens de acordo com cada um dos cômodos, desde os quartos até a cozinha. A decoração pode ser inserida aos poucos com detalhes sutis, mas o importante é saber como fazer as combinações para que os elementos fiquem harmoniosos e a mudança seja ainda mais inspiradora. Por isso, aqui vão algumas dicas para quem quer aplicar o estilo oriental:

Use tapetes pela casa

Um dos destaques deste estilo decorativo é o uso de tecidos diferentes e com cores que deixem a casa mais aconchegante. As cores mais utilizadas na decoração oriental são o vermelho, rosa, preto e laranja, em diferentes tonalidades, mas geralmente com versões feitas de palha.

É interessante apostar em peças amplas e versáteis que podem ser usadas sob as camas, na sala de estar ou varandas. Um estilo tradicional também é o tapete no estilo tatame, comumente usado como carpete nos pisos japoneses e ideal para salas de lazer ou prática de atividades físicas.

Móveis baixos

A pouca altura e as molduras grandes também são destaque nos países do Oriente. Camas baixas contornadas por plataformas de madeira são um dos exemplos, já que a estrutura substitui os pezinhos e deixa o colchão mais próximo do chão, trazendo também uma sensação de conforto.

Outros móveis como armários, cadeiras e mesas também possuem baixa estatura e geralmente um acabamento em tons escuros, com acessórios de metal e linhas retas.  Outro elemento é o futon, que é semelhante a almofadas, e é usado para sentar diretamente no piso.

Uso de elementos simbólicos

É importante lembrar que a cultura oriental é uma mistura de elementos de diferentes países, e, na decoração, é possível escolher um deles para se inspirar ou mesmo misturar várias soluções. O estilo japonês valoriza o uso de arranjos florais e lanternas de papel, por exemplo. Já o estilo indiano contempla uma variedade de cores, estampas e texturas, principalmente em peças de arte.

Mas, se a ideia é contemplar vários elementos de diferentes países, é interessante explorar a cultura que mais combina com o que o morador deseja. Alguns dos elementos que podem se destacar e ser usados com outras combinações são os quadros com flor de lótus, que podem ser feitos até mesmo de forma artesanal, com uso de tintas, uma esmerilhadeira e tecidos com estampas de peixes-dourados.

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ansiedade que adoece

Publicado em 23 de setembro de 2023, em Psicóloga Flavia Shiroma de Paula

Até que ponto, a ansiedade é considerada normal? A partir de quando ela começa a te adoecer?

Imagem ilustrativa (PM)

Ansiedade é uma condição que afeta milhares de pessoas, mas nem todas sabem exatamente o que sentem, e o conceito de ansiedade vai se tornando cada vez mais distorcido, ou seja, “tudo” passa a ser ansiedade; equivalente ao conceito de virose para a Medicina, onde “tudo” é virose.

Publicidade

Nem todo desconforto emocional é ansiedade, por isso a importância do autoconhecimento. A ansiedade é um sintoma causado por algum desajuste emocional onde a pessoa vive mais através das expectativas, do que do presente e da realidade dos fatos.

Sentir ansiedade é natural do ser humano; é como um tempero. Todos nós devemos sentir ansiedade, medo, raiva, alegria e outras tantas emoções que, dependendo da situação, têm sua importância em nossas vidas. O que torna a ansiedade uma possível doença é quando há um descontrole ou quando ela aparece sem motivo. Explico.

A ansiedade natural não é ruim, ela nos protege de situações ameaçadoras, pois nos deixa em alerta e nos prepara para dar o nosso melhor (seja numa conquista ou numa luta), porém quando você começa a se fixar em situações que ainda vão acontecer, ou que você sente que a sua preocupação está muito além do que a situação realmente pede; ou que este sentimento está atrapalhando o seu cotidiano causando insônia, falta de apetite ou muito apetite, irritação, dor de estômago, taquicardia, e em casos extremos, sentir que vai morrer de falta de ar, literalmente; é porque chegou o momento de alerta de que a sua ansiedade atingiu o sinal vermelho.

Se você tem uma prova, um teste, um encontro com um crush, uma reunião importante ou algum evento muito significativo, a ansiedade vai aparecer e deve aparecer! Isso significa que você está atento à sua volta e está focado. Porém, quando essa sensação ansiosa chega de repente e sem evento nenhum, ou seja, seu coração dispara “do nada” (nunca é do nada!); ou te dá falta de ar; ou vontade de chorar sem nada ter acontecido de fato, significa que você deve se atentar para a sua saúde mental.

Então, a ansiedade em si não é um problema. O problema é quando fica descontrolada e sem motivo consciente.

Medicação

Nem sempre a ansiedade deve ser tratada com medicação. Em inúmeros casos que já atendi no consultório, a eficiência da psicoterapia somada ao engajamento do paciente nas sessões, já são o suficientes para trazer alívio e ótimos resultados, sem depender de medicação! Em casos mais graves, eu solicito que o paciente procure um psiquiatra de sua confiança para ele indicar a dose medicamentosa adequada, que será cuidadosamente reavaliada junto com a terapia. Se você só se medicar sem fazer terapia, só estará tapando o sol com a peneira.

Não se medique sem orientação! O risco de dependência química é grande.

Psicoterapia

Normalmente, os fatores desencadeantes dos chamados transtornos de ansiedade (chamamos de transtorno quando a doença já se instalou no indivíduo) têm origem na infância. Enquanto psicanalista, eu acredito que uma análise dos seus processos psicológicos ajudará a se conhecer melhor; a identificar as raízes dos seus conflitos internos; e a encontrar maneiras mais saudáveis de lidar com as suas emoções.

Se você deseja iniciar um processo de psicoterapia, não hesite em entrar em contato. Cuide sempre as sua saúde mental.

Psicóloga Flavia Shiroma de Paula

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!