Sonda espacial da JAXA entra com sucesso na órbita da Lua

A sonda espacial SLIM entrou com sucesso na órbita lunar, motivo de comemoração. Está perto do Japão ser o 5.º país a fazer pouso na Lua.

Imagem ilustrativa da SLIM pousando na Lua (JAXA)

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) anunciou na segunda-feira (25) que a sonda espacial, a Smart Lander for Investiganting Moon (SLIM), que atualmente está em processo de realizar o primeiro pouso lunar do país, foi colocada na órbita da Lua conforme o planejado.

Publicidade

O pouso está previsto para o dia 20 do próximo mês e, se for bem sucedido, será o quinto país a pousar, depois dos Estados Unidos, da antiga União Soviética, da China e da Índia.

Às 16h51 de segunda-feira (25), a SLIM corrigiu seu curso, depois a análise dos dados de voo enviados da sonda espacial para a Terra confirmou-se que entrou com sucesso em uma órbita elíptica conectando os pólos norte e sul da Lua.

A SLIM foi lançada em foguete, do Centro Espacial Tanegashima, na província de Kagoshima, em 7 de setembro deste ano. Deverá começar a fazer sua descida à Lua por volta da meia-noite de 20 de janeiro do próximo ano e pousar em cerca de 20 minutos. Isso reduzirá o erro no ponto alvo de pouso para 100 metros, demonstrando um pouso preciso, muito além do que nunca realizado.

O plano do Japão de pousar na Lua tinha sido abandonado em novembro do ano passado, quando a ultrapequena sonda espacial da JAXA perdeu a comunicação.

Uma sonda da empresa privada iSpace também caiu na superfície lunar em abril deste ano e falhou.

Imagem cedida pela JAXA

Fontes: divulgação e Sanke

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão enfrenta grave falta de professores

Publicado em 26 de dezembro de 2023, em Sociedade

Essa escassez é primariamente devido a educadores que estão tirando licença por razões como doenças ou maternidade.

Sala de aula em uma escola na província de Kagawa (ilustrativa/banco de imagens)

O Japão enfrenta escassez grave de professores, com mais de 3 mil posições vagas em escolas, de acordo com uma pesquisa recente conduzida pela Federação de Professores de Todo o Japão e Uniões de Trabalhadores.

Publicidade

O estudo abrangente, cobrindo 32 províncias, teve foco na compreensão da extensão de escassez de professores em escolas públicas e de apoio especial.

Essa escassez é primariamente devido a educadores que estão tirando licença por razões como doenças ou maternidade.

Desde 1º de outubro, a pesquisa descobriu que um total de 3.112 posições de ensino e outras não estavam atribuídas. Dessas vagas, apenas 8 têm probabilidade de serem preenchidas.

Fonte: News on Japan

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!