Na manhã de quarta-feira (13), um número gigante dos peixes Sardinella zunasi, conhecidos como sappa em japonês, de até 10 centímetros, foi encontrado na costa do porto de pesca de Nakiri, na cidade de Shima (Mie).
Calcula-se que essa quantidade gigantesca de peixes chegue a 30 a 40 toneladas. Isso se tornou um problema para a indústria pesqueira, pois à medida que se decompõem, a concentração de oxigênio no mar diminui, afetando potencialmente outros seres vivos. Por isso, de manhã, os pescadores locais partiram em dois barcos, para recolhê-los usando redes.
Segundo pescadores locais, na noite do dia 11, grandes cardumes desse peixe foram avistados nadando perto do porto pesqueiro de Nakiri. Por isso, a pesca foi farta, de cerca de 3 toneladas.
No dia seguinte, foram vistos milhares flutuando no mar e avisaram a prefeitura de Shima.
O número de peixes mortos continuou a aumentar depois disso e, na manhã do dia 13, eles foram lançados na costa. Supões-se que os cardumes tenham sido perseguidos por seriolas (rabo amarelo) e tenham chegado às águas rasas do porto, onde ficaram sem oxigênio.
Um dos pescadores entrevistados disse que é a primeira vez que algo assim acontece.
Recentemente, uma praia de Hokkaido ficou forrada com mais de mil toneladas de peixes.
Fonte: Mainichi