Com a moeda japonesa enfraquecida, os visitantes estrangeiros estão achando tudo barato no país. Mas, há estrangeiros que buscam outros produtos japoneses como carros esportivos antigos e outros que não têm nada a ver com o turismo.
São as lojas de games usados e o objetivo deles é encontrar exemplares retrô, que podem ser usados no Famicom, Super Famicom, Game Boy e outros dispositivos.
Em uma entrevista com um escritor especializado em games, soube-se de algo inusitado.
240 milhões de ienes pelo game Super Mario
“Devido à pandemia do coronavírus, a popularidade dos games aumentou em todo o mundo, e o retrô, em particular, estão sendo vendidos a preços elevados. Em 2021, um game em caixa fechada, em estado de novo, voltado para o NES (versão internacional do Famicom), o Super Mario Bros, foi colocado em um leilão nos Estados Unidos e vendido pelo impressionante valor de US$ 1,56 milhão, ou aproximadamente 240 milhões de ienes. E ainda os games retrô do Japão continuam atraindo a atenção dos colecionadores no exterior”, explicou.
Tem algum tesouro no armário?
Há turistas que vêm ao Japão só para comprar os softwares de games fabricados no Japão, país tido como meca desse tipo de computação, ao ponto de ter até roteiros de visitas.
E, com a moeda japonesa enfraquecida, os aficionados estão comprando em grande quantidade com o objetivo de revender em seus países de origem.
“Na verdade, recentemente, houve um aumento no número de pessoas que querem os games para o mercado estrangeiro”, destacou.
São vendidos em sites de leilão como o eBay e outros, especialmente os mais populares da Nintendo como Mario, Zelda, Kirby e Pokémon, voltados para colecionadores. Por isso, são valorizados os que estão em bom estado, que tenham caixa e manual originais.
Outros populares são os games de ação e luta, enquanto os com histórias escritas em japonês não obtêm preços elevados.
Portanto, se tem um ou mais games antigos em bom estado dormindo nas suas gavetas, podem ser um tesouro.
Fonte: Asagei Biz