A rede de lojas de conveniência pediu desculpas pelo ato de uma das lojas, de um cartaz com texto discriminatório, cuja foto no X repercutiu rapidamente.
Foto ilustrativa de uma fachada da loja de conveniência Ministop (JNN)
A rede de lojas de conveniência Ministop pediu desculpas pelo cartaz inapropriado afixado em uma de suas lojas, com palavras que ofendiam os estrangeiros. Informou na sexta-feira (20) que o cartaz foi removido e a loja que o fez recebeu orientações administrativas.
Publicidade
O cartaz em questão foi iniciativa de uma loja em Yokohama (Kanagawa), fixado perto do caixa, em dois idiomas, japonês e inglês. “Como ocorreu furto de cigarros por um estrangeiro, por ora, no período das 22h às 7h, não venderemos cigarros aos clientes estrangeiros”, informava o cartaz.
Uma foto do dito cartaz foi divulgada na rede social X e a matriz da loja de conveniência Ministop recebeu uma enxurrada de protestos.
Um ásio-americano que mora no Japão o viu, fotografou e o enviou a um amigo, o qual publicou no X com as hashtags contra o racismo.
“Pedimos sinceras desculpas aos clientes e a todos os envolvidos que se sentiram desconfortáveis”, publicou a rede Ministop, informando que tomou medidas para evitar que isso aconteça novamente, incluindo treinamento completo sobre discriminação e direitos humanos.
Veja o post no X com a foto.
Fontes: Huffington Post, JNN e X