Peixes deliciosos do verão no Japão

Os pescados são alimentos saborosos e nutritivos. Saiba quais são os do verão, como e por quê incluí-los nas refeições.

Um dos peixes mais populares no mundo, a sardinha (PxHere)

Incluir os pescados pelo menos uma vez por semana faz bem à saúde. O Ministério da Saúde do Brasil recomenda pelo menos 2 vezes na semana. São nutritivos, saborosos e excelentes fontes de vitaminas A, do complexo B, D, também de minerais, além do importante DHA e EPA.

Publicidade

Ajudam as pessoas na prevenção da depressão, a minimizar risco de AVC e doenças do coração, principalmente os de pele azul.

Conheça os peixes de verão do Japão e veja os respectivos nomes em japonês para facilitar a compra.

Congridae ou congro

穴子 ou あなご, anago

Em japonês ‘anago’ (Mercado de Peixes de Osaka e Flickr)

É um peixe longo, parecido com a enguia, muito saboroso.

Em Portugal tem um prato parecido com peixada brasileira. É cozido com cebola, alho, tomate, folha de louro, azeite de oliva e vinho.

No Japão é apreciado desde a antiguidade e se serve no sushi (depois de um cozimento especial), assado na brasa com molho adocicado e colocado sobre o arroz, assado só com sal, ossos fritos bem crocantes ou casca crocante como se fosse pururuca, entre outros.

Carapau

鯵 ou アジ, aji

Sashimi (Flickr) e o peixe na peixaria (Pixabay)

Este peixe de pele azul é abundante o ano todo mas no verão, até julho, é ainda de pequeno a médio mas cheio de gordura (do bem). Já os pescados no outono e inverno são maiores mas magros. Há subespécies chamadas de maaji (マアジ) e muroaji (ムロアジ), pescados em locais diferentes como Nagasaki, Kagoshima, Wakayama e Shimane.

É muito apreciado em sashimi, mas também assado ou frito.  

Peixe-manteiga

Peixe-manteiga seco (fabricante Kamae Himono)

疣鯛 ou イボダイ, ibodai

Dependendo da região ele tem outros nomes como ebodai em Kanto, shizu em Kansai e mochiuo em Kyushu. Quando pescado no verão está cheio de gordura do bem, tem um aroma da manteiga e carne branca, firme. Na cozinha ocidental pode prepará-lo à la meunière ou salteado na manteiga. Se gosta de sashimi, é uma boa pedida.

Pode encontrá-lo à venda seco (ibodai himono), uma forma de conservá-lo. Pode ser preparado na chapa, assado e até cozido.

Sardinha

鰯 ou いわし, iwashi

Sardinha assada (Pexels) e fresca (Flickr)

Peixe pequeno, a sardinha é riquíssima em ômega 3, que é excelente para o coração, circulação e na prevenção do câncer; uma pequena porção tem mais cálcio que o leite, tem proteínas, vitaminas D e B12, triptofano que é importante para produção da serotonina, entre outras.

Por isso é indispensável na dieta saudável, ainda mais se for fresca, com temporada no verão.

Pode ser preparada de diversas formas: assada, cozida inteira para comer os ossos e espinhos ou frita. Se for fresquinha, o sashimi é delicioso.

Enguia

鰻 ou うなぎ, unagi

Prato típico de verão ‘unagidon’ (Photozou) e a enguia na água (Wikipedia)

A natureza é mesmo muito sábia. No auge do verão, quando as pessoas ficam com exaustão (natsubate) é quando ocorre o pico da pesca da enguia, um peixe que se parece com cobra. Além de ser rica em proteína, é riquíssima em vitaminas A, B12 e D, o que ajuda a combater essa fadiga. Tem também outros nutrientes como minerais e vitaminas, o que a torna indispensável no verão.

É muito popular assada com molho (kabayaki), fatiada sobre o arroz.

Marlim

梶木 ou かじき, kajiki

Marlim (Wikipedia) e salteado servido com salada (Photozou)

Nesta época o marlim pode ser chamado de kajikimaguro (梶木鮪) pelo tamanho e pela carne parecida com a do atum. Mas são peixes distintos. Há uma variedade de tipos como makajiki, gurokajiki, shirokaji e outros.

É riquíssimo em EPA e DHA, proteína, potássio, cálcio, retinol, vitaminas E, B12 e D. Ainda por cima a carne é saborosa, considerada nobre, e pode ser feito sashimi se for fresca.

Nos supermercados é mais fácil encontrar as fatias em bandejas, pois é um peixe grande. O preparo do marlim pode ser assado, cozido, ensopado, empanado ou em moqueca.

Olhete

間八 ou かんぱち, kanpachi

Sushi de ‘kanpachi’, carne rosada, e o peixe (Wikipedia)

Este peixe, um dos mais saborosos, pode chegar a quase 2 metros. Só é chamado de kanpachi os que têm medida abaixo de 80cm. Os maiores recebem outros nomes.

Considerada carne nobre, quando o peixe é fresco, o sashimi tem um sabor inigualável. Mas também vai bem no shabushabu, sushi, cozido e assado com sal.

Robalo japonês ou Suzuki

鱸 ou すずき, suzuki

Robalo cozido (Kikkoman) e o peixe (Wikipedia)

A característica é a carne branca, saborosa, a qual vai bem em sushi, sashimi, moqueca, cozidos em geral, assados e grelhados.

É pescado de Hokkaido a Kyushu, no mar próximo à foz de algum rio. É um dos peixes preferidos dos pescadores. Dependendo do tamanho e da região pode mudar de nome. Pelas pesquisas é um pescado consumido desde a antiguidade no Japão.

Esses foram alguns dos peixes mais famosos e que podem ser encontrados nas peixarias e supermercados. No preparo combine com as hortaliças de verão e tenha uma refeição saudável.

Tem mais matérias sobre os alimentos do verão (toque sobre as palavras em azul): hortaliças e frutas.

Bom verão!

Fontes: Shokuzai e EBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Produção de motores em fábrica da Nissan no Japão passa da marca de 40 milhões

Publicado em 20 de julho de 2023, em Sociedade

A atual linha de produção da planta da Nissan de Yokohama reflete a mudança global para veículos elétricos.

A fábrica da Nissan em Yokohama iniciou as operações em 1935, dois anos após a fundação da companhia na mesma cidade (NHK)

A planta de Yokohama (Kanagawa) da Nissan alcançou um novo marco no mês passado quando ela produziu seu quadragésimo milionésimo motor.

Publicidade

A fábrica iniciou as operações em 1935, dois anos após a fundação da companhia na mesma cidade. Membros da mídia foram convidados para ver sua linha de produção na quarta-feira (19).

A atual linha de produção da planta reflete a mudança global para veículos elétricos. No ano fiscal de 2022, motores para veículos elétricos e híbridos contaram por cerca de 40% de sua produção.

A Nissan planeja estabelecer uma linha piloto na planta de Yokohama no ano que vem para desenvolver baterias de estado sólido, que são dispositivos de armazenamento de energia de próxima geração.

O gerente da planta, Tamiyo Wada, disse que a Nissan está mudando seu foco para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para veículos elétricos e alcançando neutralidade de carbono.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!