Como está sua relação conjugal?

Nem sempre a convivência entre casais é uma coisa fácil, vamos discutir o assunto?

Ilustrativa: casal em crise

Nem sempre a convivência é uma coisa muito fácil de se estabelecer, todos nós temos as nossas particularidades, nossos jeitos de agir, de pensar, e quando estamos dentro de um relacionamento, muito desses nossos modus operandi, podem não ser aceitos positivamente pelos nossos parceiros, e então se dão os conflitos.

Publicidade

A psicanálise trabalha com o conceito de que somos seres faltantes, a falta constitui o sujeito (Lacan, J.; 2005). Buscamos assim no outro o preenchimento dessa falta, criamos em nossa mente um ideal perfeito e quando nos deparamos com o real, com o que a outra pessoa é de verdade e tem todo o direito de ser, acabamos por responsabiliza-lo pela nossa expectativa frustrada. As divergências surgem, juntamente com os xingamentos, com as críticas destrutivas, muitas vezes na intenção de esconder a própria vulnerabilidade diante da situação e da possibilidade da perda do objeto de desejo. Esta situação não trabalhada, acaba virando um ciclo vicioso, provocando muita dor, ressentimentos, o que pode levar aos abusos, violência doméstica e outras situações.

Então, o que fazer?

É preciso minimamente respeito, respeito ao que você e o outro são. Buscar sempre separar o que é de cada um subjetivamente falando. Entender que dentro de uma relação é preciso preservar as individualidades, respeitar os espaços, compreender que os momentos de solitude, de lazer, as amizades individuais necessariamente não precisam ser vistas como algo negativo e intencional ao desajuste do par.

É claro que a convivência proporciona muitos momentos felizes e as discussões fazem parte do processo. É preciso estar aberto a escuta e diálogo sincero, identificar quais são os sentimentos e situações que estão incomodando, transmitir a mensagem de maneira clara sem imposições ou cobranças, criar um canal onde os diferentes pontos de vista possam ser explicitados, e juntos buscarem chegar a uma solução que possa fazer sentido aos dois. Será essa comunicação que possibilitará a saúde da relação e um maior entendimento entre as partes. O respeito é sempre a base de tudo.

Lacan, J. (2005). O seminário, livro 10. A angustia. Rio de Janeiro; Jorge Zahar editora. (Originalmente publicado em 1962)

Se houver alguma dúvida sobre o tema, entre em contato com a autora.

WhatsApp - Facebook

Se deseja conversar, desabafar ou busca orientações, entre em contato com a autora e solicite atendimento online. É mais prático e eficaz do que se imagina. Link no card abaixo.

Os textos publicados nesta página não refletem necessariamente a opinião do Portal Mie, são de criação e responsabilidade do autor Eliana A. C. I. Nonaka

Eliana A. C. I. Nonaka (CRP 06/170575) – Psicóloga formada pela Faculdade FMU Faculdades Metropolitanas Unidas.
Morou no Japão por 14 anos, hoje é atuante no Brasil, inclusive atendendo brasileiros de diversos países de forma online.

Informações pelo WhatsApp: +55-11-96437-6590 (clique para abrir o Whatsapp)

Facebook Messenger: https://www.facebook.com/eliana.correia.104

Instagram: @seusaudavel_psico

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Osaka: espetacular iluminação da Midosuji

Publicado em 4 de novembro de 2021, em Tome Nota

A iluminação mais longa do mundo traz uma mensagem de esperança e alegria para o povo. Vale a pena fazer um passeio pela avenida!

As luzes foram acesas às 17h de 3 de novembro (KTV)

A tradicional iluminação da avenida principal Midosuji, da cidade de Osaka (província homônima), começou por volta das 17h de quarta-feira (3), feriado. 

Publicidade

Essa tradição de inverno começou em 2009 para alegrar os residentes e se tornou uma das atrações da segunda maior capital do país. São 1,3 milhões de LED ao longo de 4km, de Umeda a Namba. É a iluminação mais longa do mundo, com recorde registrado no Guinness.

Midosuji iluminada sob o tema Luzes da Esperança (KTV)

O tema de 2021 é Luzes da Esperança da Osaka Light Feast (luzes da celebração, na tradução livre).

Contém o desejo de animar Osaka, a qual sofreu com a epidemia do novo coronavírus, com uma mensagem de esperança para a população e visitantes. 

Este ano a cerimônia de inauguração e a liberação da avenida para os pedestres foi cancelada, mas muitas pessoas foram apreciar as luzes, simplesmente contemplando a beleza ou tirando fotos e vídeos.
A iluminação da Midosuji segue até 31 de dezembro. Vale a pena fazer uma visita!

Fontes: YTV e KTV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!