Sandra Matsumoto e o Sky Jump

Entrevista exclusiva com a professora de dança Sandra Matsumoto e idealizadora do Sky Jump no Japão, confira!!!

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

O Portal Mie entrevista a professora de dança de salão, Sandra Matsumoto, aqui ela nos conta sobre sua trajetória de vida, seu início na dança, o surgimento do Sky Jump e também sobre a sua recuperação após ter sobrevivido a um atropelamento inusitado. Prontos para dançar?

Publicidade


Portal Mie: Qual sua formação na área de dança?
Sandra Matsumoto: Na área de dança eu sou professora de dança de salão, ritmos, axé, coreógrafa, personal trainer e instrutora licenciada de step e zumba.

Portal Mie: Como surgiu essa vontade de ensinar as pessoas a arte da dança de salão?
Sandra Matsumoto: Eu sempre amei dançar, eu sempre tive a certeza de que independente do trabalho que eu tivesse eu nunca deixaria de dançar, então logo que conclui o ensino médio eu me matriculei numa escola de dança, e quando você ama fazer alguma coisa você quer transmitir esse amor para todos a sua volta.

Portal Mie: Quais os estilos de danças que você começou a ensinar?
Sandra Matsumoto: No Brasil eu comecei dando aula de axé porque eu fazia parte de um grupo. E na dança de salão comecei ensinando pagode.

Portal Mie: Há quantos anos você está no Japão? E chegando aqui tinha em mente dar aulas?
Sandra Matsumoto: Estou no Japão há mais de 17 anos, e desde que chegamos nosso objetivo foi seguir com as aulas de dança. Nosso público sempre foi variado.

Portal Mie: De onde vem as suas inspirações para coreografias?
Sandra Matsumoto: Eu não tenho uma inspiração para coreografar, mas eu tenho uma característica que torna o meu trabalho autoral diferenciado que é a musicalidade. Eu sempre sigo a musicalidade, então minhas coreografias tem introdução, tem movimentos de charme e seguem as oscilações da música com movimentos fortes e suaves. E essa característica eu desenvolvi com o estudo na dança de salão.

Portal Mie: E falando em inspirações quem foi o dançarino(a) que fez surgir esse amor pela dança?
Sandra Matsumoto: Eu sempre admirei o trabalho do mestre Jaime Arôxa.

Portal Mie: Como nasceu a aula de dança Sky Jump?
Sandra Matsumoto: Eu dava aula de zumba na academia da minha amiga Yaeko Kojima e ela me mostrou um vídeo da botinha, até então não existia no Japão e eu brinquei com ela, falei compre uma botinha pra mim que eu vou criar uma aula no Japão, e ela comprou e quando eu calcei a bota pela primeira vez eu já me apaixonei e eu decidi naquele momento que eu criaria uma aula de dança com didática usando aquele equipamento e assim nascia o Sky Jump.

Portal Mie: Como uma modalidade de dança, caberia dizer que poderá ter campeonatos de Sky Jump?
Sandra Matsumoto: Sim é possível. Vocês terão a oportunidade de ver no festival como a aula evoluiu. Hoje o Sky Jump além de ter um método de ensino que desenvolve habilidades como equilíbrio, mobilidade, musicalidade, coordenação motora e resistência. Nós temos um material coreográfico classificado por nível que vai de básico até avançado. Essa evolução permite que os alunos possam se desafiar e evoluir ao longo dos anos de prática.

Portal Mie: Sua família respira dança, cito um exemplo o seu marido, vocês se conheceram através da dança?
Sandra Matsumoto: Sim, a dança nos uniu. Nos conhecemos através da dança e seguimos dançando juntos por mais de 20 anos.

Portal Mie: A dança em geral se moderniza através dos anos, como você imagina o Sky Jump daqui uns anos?
Sandra Matsumoto: Eu imagino que a botinha vai nos permitir dar longos saltos em outra direção. Eu acredito que o Sky Jump vai possibilitar treinos diferenciados, para públicos diferenciados e principalmente vai possibilitar que pessoas com lesões como as minhas, pessoas de mais idade e pessoas com bastante sobrepeso possam se exercitar com segurança e de um jeito divertido, já que o equipamento e adaptável ao peso.

Portal Mie: O que uma pessoa precisa ter para adentrar nessa área, seja como hobby ou como uma profissão?
Sandra Matsumoto: Primeiro você precisa realmente gostar do que você faz, segundo entender que para se consolidar um trabalho você precisa se dedicar a ele, você precisa dominar o que você faz e seguir estudando.

Portal Mie: Qual e o maior desafio para um professor de dança?
Sandra Matsumoto: Para mim, o meu desafio é sempre transformar a vida do aluno através da dança, transmitindo a ele todo sentimento bom que a dança traz para a minha vida.

Portal Mie: Há pouco tempo atrás você foi atropelada por um ônibus, conte para os nossos leitores como está sendo a sua recuperação.
Sandra Matsumoto: Sim, eu sofri um acidente pouco provável de acontecer no Japão, pois eu fui atropelada por um ônibus enquanto eu passava pela faixa de pedestres. A roda traseira passou sobre o meu pé e apesar de ter sofrido 5 fraturas, afastamento da tíbia com o calcâneo, torção do tornozelo e esmagamento de tendões e ligamentos eu tenho evoluído bem. As fraturas já foram consolidadas e agora eu estou focada em recuperar a mobilidade do pé. Essa parte é mais demorada, mas eu estou me esforçando e seguindo todas as orientações do médico e fisioterapeuta.

Portal Mie: Gostaríamos de agradecer e deixar esse espaço para você falar sobre seus projetos futuros e agradecimentos.
Sandra Matsumoto: Para o futuro eu quero primeiro me recuperar 100% e seguir trabalhando com seriedade para levar a modalidade para mais províncias. Primeiramente eu quero agradecer a minha família pelo suporte, a equipe Sky Jump , a todos os instrutores que levam o Sky Jump para mais e mais pessoas, e a todos os alunos que formam essa grande família. Deixo aqui o meu muito obrigada pois todos me ajudam de alguma forma a construir o Sky Jump hoje. E aproveitando também esse espaço para convidar toda a comunidade a comparecer em nosso evento que acontecerá em outubro. Será uma excelente oportunidade para quem está interessado em conhecer melhor nosso trabalho e saber mais informações sobre o Sky Jump no Japão, espero vocês!!! Segue o link com as informações – Sky Jump Dance Festival no Tatsumi Kaikan de Okazaki (Aichi)

Contatos com Sandra Matsumoto
Instagram: Sandra Matsumoto
Facebook: Sky Jump
YouTube: Sky Jump


Reportagem
Clayton Moraes – Fotógrafo & Colunista
Fotos – cedida

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão
Uninter - JAPÃO - Educação a distância
UniFCV Japão - Educação a distância
Kumon - aprenda nihongo por correspondência