Sandra Matsumoto e o Sky Jump

Entrevista exclusiva com a professora de dança Sandra Matsumoto e idealizadora do Sky Jump no Japão, confira!!!

O Portal Mie entrevista a professora de dança de salão, Sandra Matsumoto, aqui ela nos conta sobre sua trajetória de vida, seu início na dança, o surgimento do Sky Jump e também sobre a sua recuperação após ter sobrevivido a um atropelamento inusitado. Prontos para dançar?

Publicidade


Portal Mie: Qual sua formação na área de dança?
Sandra Matsumoto: Na área de dança eu sou professora de dança de salão, ritmos, axé, coreógrafa, personal trainer e instrutora licenciada de step e zumba.

Portal Mie: Como surgiu essa vontade de ensinar as pessoas a arte da dança de salão?
Sandra Matsumoto: Eu sempre amei dançar, eu sempre tive a certeza de que independente do trabalho que eu tivesse eu nunca deixaria de dançar, então logo que conclui o ensino médio eu me matriculei numa escola de dança, e quando você ama fazer alguma coisa você quer transmitir esse amor para todos a sua volta.

Portal Mie: Quais os estilos de danças que você começou a ensinar?
Sandra Matsumoto: No Brasil eu comecei dando aula de axé porque eu fazia parte de um grupo. E na dança de salão comecei ensinando pagode.

Portal Mie: Há quantos anos você está no Japão? E chegando aqui tinha em mente dar aulas?
Sandra Matsumoto: Estou no Japão há mais de 17 anos, e desde que chegamos nosso objetivo foi seguir com as aulas de dança. Nosso público sempre foi variado.

Portal Mie: De onde vem as suas inspirações para coreografias?
Sandra Matsumoto: Eu não tenho uma inspiração para coreografar, mas eu tenho uma característica que torna o meu trabalho autoral diferenciado que é a musicalidade. Eu sempre sigo a musicalidade, então minhas coreografias tem introdução, tem movimentos de charme e seguem as oscilações da música com movimentos fortes e suaves. E essa característica eu desenvolvi com o estudo na dança de salão.

Portal Mie: E falando em inspirações quem foi o dançarino(a) que fez surgir esse amor pela dança?
Sandra Matsumoto: Eu sempre admirei o trabalho do mestre Jaime Arôxa.

Portal Mie: Como nasceu a aula de dança Sky Jump?
Sandra Matsumoto: Eu dava aula de zumba na academia da minha amiga Yaeko Kojima e ela me mostrou um vídeo da botinha, até então não existia no Japão e eu brinquei com ela, falei compre uma botinha pra mim que eu vou criar uma aula no Japão, e ela comprou e quando eu calcei a bota pela primeira vez eu já me apaixonei e eu decidi naquele momento que eu criaria uma aula de dança com didática usando aquele equipamento e assim nascia o Sky Jump.

Portal Mie: Como uma modalidade de dança, caberia dizer que poderá ter campeonatos de Sky Jump?
Sandra Matsumoto: Sim é possível. Vocês terão a oportunidade de ver no festival como a aula evoluiu. Hoje o Sky Jump além de ter um método de ensino que desenvolve habilidades como equilíbrio, mobilidade, musicalidade, coordenação motora e resistência. Nós temos um material coreográfico classificado por nível que vai de básico até avançado. Essa evolução permite que os alunos possam se desafiar e evoluir ao longo dos anos de prática.

Portal Mie: Sua família respira dança, cito um exemplo o seu marido, vocês se conheceram através da dança?
Sandra Matsumoto: Sim, a dança nos uniu. Nos conhecemos através da dança e seguimos dançando juntos por mais de 20 anos.

Portal Mie: A dança em geral se moderniza através dos anos, como você imagina o Sky Jump daqui uns anos?
Sandra Matsumoto: Eu imagino que a botinha vai nos permitir dar longos saltos em outra direção. Eu acredito que o Sky Jump vai possibilitar treinos diferenciados, para públicos diferenciados e principalmente vai possibilitar que pessoas com lesões como as minhas, pessoas de mais idade e pessoas com bastante sobrepeso possam se exercitar com segurança e de um jeito divertido, já que o equipamento e adaptável ao peso.

Portal Mie: O que uma pessoa precisa ter para adentrar nessa área, seja como hobby ou como uma profissão?
Sandra Matsumoto: Primeiro você precisa realmente gostar do que você faz, segundo entender que para se consolidar um trabalho você precisa se dedicar a ele, você precisa dominar o que você faz e seguir estudando.

Portal Mie: Qual e o maior desafio para um professor de dança?
Sandra Matsumoto: Para mim, o meu desafio é sempre transformar a vida do aluno através da dança, transmitindo a ele todo sentimento bom que a dança traz para a minha vida.

Portal Mie: Há pouco tempo atrás você foi atropelada por um ônibus, conte para os nossos leitores como está sendo a sua recuperação.
Sandra Matsumoto: Sim, eu sofri um acidente pouco provável de acontecer no Japão, pois eu fui atropelada por um ônibus enquanto eu passava pela faixa de pedestres. A roda traseira passou sobre o meu pé e apesar de ter sofrido 5 fraturas, afastamento da tíbia com o calcâneo, torção do tornozelo e esmagamento de tendões e ligamentos eu tenho evoluído bem. As fraturas já foram consolidadas e agora eu estou focada em recuperar a mobilidade do pé. Essa parte é mais demorada, mas eu estou me esforçando e seguindo todas as orientações do médico e fisioterapeuta.

Portal Mie: Gostaríamos de agradecer e deixar esse espaço para você falar sobre seus projetos futuros e agradecimentos.
Sandra Matsumoto: Para o futuro eu quero primeiro me recuperar 100% e seguir trabalhando com seriedade para levar a modalidade para mais províncias. Primeiramente eu quero agradecer a minha família pelo suporte, a equipe Sky Jump , a todos os instrutores que levam o Sky Jump para mais e mais pessoas, e a todos os alunos que formam essa grande família. Deixo aqui o meu muito obrigada pois todos me ajudam de alguma forma a construir o Sky Jump hoje. E aproveitando também esse espaço para convidar toda a comunidade a comparecer em nosso evento que acontecerá em outubro. Será uma excelente oportunidade para quem está interessado em conhecer melhor nosso trabalho e saber mais informações sobre o Sky Jump no Japão, espero vocês!!! Segue o link com as informações – Sky Jump Dance Festival no Tatsumi Kaikan de Okazaki (Aichi)

Contatos com Sandra Matsumoto
Instagram: Sandra Matsumoto
Facebook: Sky Jump
YouTube: Sky Jump


Reportagem
Clayton Moraes – Fotógrafo & Colunista
Fotos – cedida

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!