Na estação de Tóquio, por onde passam inúmeros shinkansen, a limpeza interna ocorre no pequeno intervalo de tempo entre a chegada e saída do trem. Este ágil desempenho no trabalho reúne muita atenção do mundo inteiro.
Mesmo na congestionada temporada no fim de ano e ano novo, os responsáveis pela limpeza sempre estão trabalhando sem nenhuma mudança e assistem à saída do trem. Veja como acontece a “limpeza com uma qualidade excepcional”.
Pouquíssimo tempo
A JR East TESSEI é a empresa responsável pela limpeza de 4 linhas de shinkansen da estação de Tóquio que vão para a direção de Tohoku, Hokuriku e Joetsu.
Durante a época de feriados de fim de ano e ano novo, o fluxo de passageiros aumenta e o número de shinkansen que passa pela estação a cada dia é de aproximadamente 170. Entretanto, são apenas 7 minutos para que a limpeza de um trem-bala, de 8 a 17 vagões, ocorra. Isso se deve porque, no mínimo, são 12 minutos desde a chegada do shinkansen para que o trem de retorno parta, e cerca de 5 minutos para a entrada e saída dos passageiros.
Limpeza
A equipe de limpeza de 22 pessoas ou mais precisa conferir os objetos esquecidos enquanto recolhem os lixos grandes, viram os assentos e limpam os vidros e mesas. Após verificar se há assentos molhados, a equipe limpa o chão e organiza os folhetos.
O tempo gasto com um assento são poucos segundos. Nesse período, a equipe limpa os banheiros e lavatórios. Após a limpeza, os funcionários formam uma fila na frente do trem e fazem uma reverência, e partem para a limpeza do próximo.
O “Milagre de 7 Minutos” precisa se adaptar com os 8 tipos de trens-balas, já que o trabalho aumenta a cada ano. “Não podemos atrasar as operações do trem por causa da limpeza. Preparar o interior do shinkansen com uma qualidade satisfatória em um tempo limitado é a nossa hospitalidade”, disse Kaiko Kitano, chefe da seção de orientação.
Fonte: Jiji